No dia 10-12-2010, a Escola Secundária de Serafim Leite realizou uma visita de estudo a Lisboa dirigida a várias turmas do Ensino Profissionalizante, entre as quais o 11º C. Os destinos eram a "Euroskils"-Feira das Profissões, e o Pavilhão do Conhecimento, ambos no Parque das Nações. A iniciativa e organização pertenceu aos professores de Matemática, mas a visita foi acompanhada por muitos outros professores.    

A partida deu-se por volta das 7h e as 7h30m após a verificação da presença de todos os alunos. Estava uma manhã calma e o tempo bastante razoável.

Por volta das 10h chegaram a Lisboa, estacionando o autocarro na “Gare do Oriente”. Os alunos dirigiram-se à FIL atravessando o “Centro Comercial Vasco da Gama” para visitarem a feira “Lisboa 2010 – EuroSkills 2010”. Os respectivos professores entregaram os bilhetes aos alunos e deu-se a entrada na feira. A feira consistia na “competição” entre os elementos de várias profissões como carpinteiros, picheleiros, cabeleireiro, construtores de carros, camionistas entre outros.

Atlantico    entrada 
Aguardando a entrada.    No átrio da FIL
     

Perto das 13h, alunos e professores reuniram-se novamente e fizeram uma caminhada até ao “Centro Comercial Vasco da Gama” para almoçar.

Com as energias repostas, chegou a altura de visitar um novo pavilhão, o “Pavilhão do Conhecimento”. Fizeram mais uma caminhada, apreciando as lindas paisagens que a cidade de Lisboa lhes expunha. Entraram no pavilhão, e depararam-se com uma vista bastante diferente. Neste pavilhão puderam participar em actividades e experiências que faziam enriquecer os conhecimentos em relação a algumas disciplinas, e que os alegrava bastante.

Com todas as actividades testadas, os alunos e professores fizeram uma pausa para lanchar. E assim chegaram ao final da sua visita de estudo a Lisboa.

 Furacao    cabeca  
O David intigado com o furacão.   O João Cruz perdeu a cabeça...
     

Reagrupados, os alunos entraram nos autocarros para voltar a São João da Madeira.

Após vários quilómetros de viagem, fizeram uma pausa para comer o que restava nas lancheiras e voltaram aos autocarros para a continuar.

Finalmente! O regresso a São João da Madeira. Cansados e satisfeitos, os alunos dirigiram-se aos carros dos pais que os esperavam. E foi assim, a relevante e divertida visita de estudo a Lisboa.

A vista foi acompanhada por professores de várias disciplinas. No caso do 11º C, viajaram com os alunos a Professora Eduarda Peixoto, de Matemática, a Professora Clarinda Almeida, de Física e Química e Directora de Turma e o Professor Celestino Pinheiro, de Português.

Todos11C

                                                                                                                                   O 11ºC junto ao Pavilhão do Conhecimento

Opinião dos alunos

No fim da Visita perguntámos a vários alunos a sua opinião sobre os dois locais visitados. Eis as suas respostas:

David Relva:

O que mais gostei de ver na EuroSkills foi a robótica, em que através de um computador controlavam os movimentos de um robô.

Diogo Silva:

Na EuroSkils gostei de quase tudo. Mas gostei mais das actividades da parte de tarde no Pavilhão do Conhecimento, porque aí nós pudemos realizar as actividades propostas.

Américo Sousa:

O que o eu mais gostei de ver na Euroskils foi a área da tecnologias de Madeira, porque achei interessante o que eles estavam a fazer.

Tiago Ferreira:

A experiência que mais gostei de ver foi a de recriar um furacão, porque me deu a conhecer como estes são criados e de que forma são criados, mas em geral gostei mais da primeira sala.

Francisco Almeida:

O que eu mais gostei na exposição do Euroskills foi da competição : "Instalação e Operação de Sistemas Informáticos" , porque era das poucas competições que tinha a ver como o meu curso (Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos). Outro dos motivos por que gostei dessa parte foi verificar como pessoas de diversos países falavam a mesma linguagem entre si, "A linguagem da Programação".

Tiago Pinho

A experiência de que mais gostei foi a de recriar um furacão, porque me deu a conhecer como estes são criados e de que forma são criados, mas em geral gostei mais da primeira sala.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL