No dia 05 de novembro, pelas 18h00, na Casa da Criatividade, a Rede Concelhia de Bibliotecas de S. João da Madeira dinamizou o espetáculo de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris” na nossa cidade. O evento contou com a presença da representante deste projeto e diretora da Associação Ajudaris, a Doutora Rosa Mendes Vilas Boas. A Diretora da Associação Ajudaris agradeceu publicamente a iniciativa e apelou aos fortes laços solidários que são necessários criar para promover vidas felizes e dignas.


A plateia estava cheia e contavam-se entre os alunos, professores, pais e encarregados de educação, os diretores dos três agrupamentos de S. João da Madeira e representantes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
O livro deste ano nasceu da consciência de que o mundo está a viver momentos difíceis e, por isso mesmo, os governos internacionais assinaram o documento com “17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”. Dada a importância do tema e urgência na atuação para a resolução dos problemas mundiais, foi lançado este repto para as histórias da Ajudaris. Assim, juntando a necessidade de despertar a consciência cívica à criatividade, várias histórias foram escritas, em grupo-turma. Todas elas apelam à mudança de comportamentos e mostram o quanto o mundo é belo e precisa de ser protegido por todos, sem exceção.
O nosso agrupamento contribuiu para esta causa com duas histórias: “A água que corre no rio”, dos alunos do 4.ºB da EB1 do Parque; “A Água”, história dos alunos do 4.º A da Eb1 de Fundo de Vila do ano letivo 2018/19.
Os alunos do 4.ºB da Eb1 do Parque dramatizaram a sua história, com a orientação da professora Marisela Oliveira e com a colaboração da atriz do projeto “À Barca”, Teresa Chaves, e da D. Minda. De forma muito animada, os alunos mostraram como é importante respeitar a água e ensinaram a reciclar.
Os alunos do antigo 4.º A da Eb1 do Parque contaram com a ajuda das professoras Isabel Silva, Susana Carneiro, Ana Paula Oliveira, Manuel Fonseca e alunos do 10.ºF, para realizarem a animação da sua história que, em verso, mostra as maravilhas da água.
A nossa diretora agradeceu a todos a sua presença, destacou o importante trabalho da Ajudaris, dos professores, dos pais e encarregados de educação e felicitou os verdadeiros protagonistas deste evento – os alunos.
As bibliotecas escolares agradeceram à Associação Ajudaris por esta iniciativa e à Câmara Municipal por todo o apoio prestado.
No final, eram muitos os sorrisos solidários e os autores do livro – os alunos – puderam dar muitos autógrafos a todos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de conviver de perto com este grandes artistas, verdadeiros escritores com livro publicado e tudo!

 

AN4 ajudaris

 

AN3 ajudaris

 

AN2 ajudaris

 

AN5 ajudaris


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 78 visitantes e 0 membros em linha