Em abril de 1990, um grupo de professores da então Escola Secundária Nº 1 de S. João da Madeira lançou-se na aventura de publicar um jornal. Os jornais escolares, apesar de não serem uma novidade na prática das escolas, ganhavam, nessa altura, um particular incremento. Um jornal nacional, o Público, lançava um claro desafio às escolas: só se conseguem obter leitores de jornais, se as escolas os formarem. E foi na vaga dessa “febre informativa”, e formativa, que surgiu o jornal “Agora Nós”.


Estamos em 2020, no virar de página dos trinta anos do número um do Agora Nós. Esse jornal sobreviveu, com altos e baixos, em papel e sem papel, mas sempre com uma grande redação: a Escola e o Agrupamento no seu todo. Está na hora de contar um pouco da sua história e da história dos seus antecessores, dos seus congéneres, mas nunca dos seus rivais, porque a história do jornalismo escolar é a história de boas vontades que se unem para construir saber e comunicação, através do jornalismo.


Se o leitor nos quiser acompanhar nessa viagem de mais de trinta anos, teremos todo o gosto em lhe servir de guia. Será sempre uma história incompleta: para uns, a novidade de um passado que não conheciam; para outros, o relembrar de pessoas, de episódios e de factos que o jornal resgatou do esquecimento. A complementar a leitura, o sítio “Memórias da Serafim”, a cargo dos professores Anabela Brandão e Carlos Marques,  dá-nos ainda a possibilidade de folhear virtualmente alguns dos exemplares da “época do papel”. Fazemos votos para que essas leituras ajudem a firmar a identidade de uma escola que existe há 62 anos e que saberá enfrentar os desafios e oportunidades que ora se lhe apresentam.

Fica o reconhecimento a todos os que, ao longo destes trinta anos, deram o seu contributo para o nascimento e sobrevivência da imprensa na Serafim Leite;  um especial agradecimento ao colega Paulo Duarte, que fez a composição gráfica, e a todos os colegas que me ajudaram a construir este trabalho.

 

3 de dezembro de 2020

Celestino Pinheiro

 

Para ler este trabalho, em formato e.book,  clique na imagem seguinte.

a 2020 ImprensaEscolar setembro revisao grafica Página 01

 

 

 

Também pode ler o trabalho em formato slideshow. Para isso, clique na imagem seguinte 

a 2020 ImprensaEscolar setembro revisao grafica Página 01

 

Para ler reproduções do "Agora Nós", originalmente publicados em papel, clique na imagem seguinte:

memorias 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL