No dia 25 de abril de 2021, em Peniche, no Campo da República, frente ao Museu Nacional da Liberdade e Resistência, foi inaugurado o mural "O 25 de Abril nas Escolas”.


O mural foi uma iniciativa conjunta da Federação Nacional de Professores e do município de Peniche, com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), e com o acompanhamento da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e da Associação 25 de Abril (A25A).
O mural comemora os 46 anos de Abril quando Abril já conta 47 anos: A pandemia impediu que a inauguração acontecesse no ano passado e, assim, o mural atravessou dois aniversários — atravessará muitos mais.
46 anos, 46 mosaicos, 46 escolas: O AE. Dr. Serafim Leite também marcou a sua participação através de um dos mosaicos do mural. Esteve presente na inauguração, em representação do AE. Dr. Serafim Leite, o professor Paulo Duarte, que acompanhou os alunos na realização do mosaico juntamente com a professora Sónia Catarino.
46 escolas semelhantes, 46 trabalhos semelhantes — semelhantes e solidários — para acirrar quem, contra um sistema educativo universal, ainda insiste em “rankings das escolas”, tentando um outro sistema educativo de melhores e piores escolas; um sistema educativo sem sentido constitucional, de escolas que concorrem entre si, ao invés de colaborarem e consolidarem uma só Escola Pública.
Um mural de 46 mosaicos, sem melhores e piores, para expressar uma das principais conquistas do 25 de Abril: Um Sistema Educativo de acesso e sucesso para todos.
A inauguração contou com a presença de representantes de todas as entidades envolvidas, incluindo representantes das escolas participantes e, em particular, da Ministra da Cultura Graça Fonseca.
Intervieram Manuela Mendonça (coordenadora do SPN e presidente do Conselho Nacional da Fenprof), o aluno Pedro Pires do 10.º ano de Artes Visuais da AE. do Fundão, Marília Villaverde Cabral (Vice-Presidente da URAP), Henrique Bertino Batista Antunes (Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Mário Nogueira, Secretário-Geral da Fenprof).
A encerrar a inauguração, cantaram Grândola Vila Morena, empunhando cravos vermelhos e ouviu-se o Hino Nacional.
25 de Abril, sempre!
Fascismo, nunca mais!


Paulo Duarte
Docente de Artes Visuais (grupo 600)
Agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite

 

painel1

 

painel

 

painel2

 

painel3

painel4a

 

painel5

 

painel6

painel7a

Vídeos e ligações à imprensa.

http://web.fenprof.pt/mural-por-abril


https://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=324&doc=12981


https://www.spn.pt/Artigo/mural-25-de-abril-nas-escolas


https://www.youtube.com/watch?v=axsJCNo7jOY&t=24s


https://www.youtube.com/watch?v=rlDX4DRg81c


https://www.youtube.com/watch?v=POBr1SJOj2I


https://www.youtube.com/watch?v=DWymca3Qkw0


https://www.youtube.com/watch?v=1-tdmGsL6fw&t=3s


https://www.dnoticias.pt/2021/3/5/253018-francisco-franco-criou-painel-de-azulejos-para-o-mural-do-25-de-abril-em-peniche/


http://www.esfundao.pthttp://www.esfundao.pt


http://essl.pt/agoranos/index.php/departamentos/expressoes/1492-mosaico-de-abril-na-serafim-leite

 

 

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL