Sou mentor(a)! E agora?!
Os professores coordenadores dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando e Rui Gomes, dinamizaram, no dia 18 de dezembro, a segunda formação para os mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano), via «online».
Desta feita, a referida formação debruçou-se, desta vez, sobre um conjunto pertinente de dicas para uma melhor gestão e aplicação da função dos mentores, de forma a que a assumam com mais segurança, confiança e com um leque mais vasto de estratégias, facilitando, assim, a vida académica e social, sobretudo, dos seus mentorandos.
Para além desta primeira parte, os alunos-mentores aprenderam, também, a lidar com a nova plataforma digital, que prima pela partilha de materiais pedagógicos e didáticos, construída, pelos professores responsáveis, no âmbito deste programa e ao encontro de uma medida aprovada no projeto «O Parlamento dos Jovens». Esta será, sem dúvida, uma forma de, futuramente, os alunos da Serafim Leite terem à sua disposição um espólio muito enriquecedor que contribuirá para o bem-estar de todos os alunos do Agrupamento, no que respeita ao Ensino Secundário e aos CCH.
Em conclusão, os dois programas de mentoria estão a ganhar força no Agrupamento, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento académico, emocional e social dos nossos alunos. Este é o tipo de iniciativa a partir do qual todos podem receber apoio e orientação dos seus colegas, posicionados em ciclos ou anos de escolaridade superiores, se nos focarmos na Mentoria Interpares, ou de colegas da mesma turma, no caso da Mentoria Intraturma, processo aplicado aos alunos de PLNM, aumentando, assim cremos, as suas possibilidades de sucesso nos estudos e na vida, sendo que os seus colegas mentores funcionam como modelos positivos, compartilhando as suas experiências pessoais, conselhos e incentivando ao autoconhecimento e à autodisciplina.
Não esquecer que, apesar de toda a crença nos nossos alunos –mentores, todo o trabalho e plataforma inerente são acompanhados e supervisionados pelos professores coordenadores e Diretores de Turma, para que os benefícios do programa sejam realmente alcançados.