Prémio Nobel da Química

A Real Academia Sueca das Ciências decidiu atribuir o Prémio Nobel da Química 2022 a Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless, pelo desenvolvimento de novas metodologias respeitantes à criação de moléculas.

Os três cientistas foram distinguidos pelo seu trabalho em Química – Click Chemistry e Química Bio-Ortogonal, importante para a criação de moléculas mais complexas, úteis para o desenvolvimento de medicamentos, novos materiais, entre outras circunstâncias nunca antes vistas.

Prémio Nobel da Medicina

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de 2022 foi atribuído ao cientista Svante Pääbo “pelas suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.

Svante Pääbo tem aprofundado a sua pesquisa em torno dos mistérios de espécies humanas já extintas, tendo-se especializado em Genética Aplicada à evolução humana, estando, atualmente, no Departamento de Genética do Instituto Max Planck para Antropologia Evolutiva, na Alemanha.

São, com certeza, exemplos de homens e mulheres que têm contribuído para o progresso da Humanidade e que, por essa razão, merecem ter sido distinguidos.

 

Clube dos Jovens Repórteres

Gabriela Castro (10.º A)

 

quimmed

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL