• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Os jornais e as televisões dão hoje grande destaque ao facto de EBS Dr. Serafim Leite surgir no topo do ranking das escolas públicas. Para uns, a Serafim Leite está em primeiro lugar, para outros, em segundo, dependendo dos critérios de análise. Em mensagem dirigida aos docentes da escola, a diretora Anabela Brandão não tem dúvidas em atribuir as “culpas” deste resultado:

A CULPA é de quem cuida, de quem não sossega enquanto não vir os alunos bem.
A CULPA é de quem dá de si todos os dias pelo bem da Educação no AESL.
A CULPA é de quem nunca desiste.
A CULPA é VOSSA.

Os Ranking´s são o que são. Há muitas variações dentro da comunicação social. A Educação é muito mais do que as notas dos exames, sabemos disso. Mas vamos usufruir desta sensação boa. É como um dia de sol após mau tempo. Usufruam, mesmo que depois venha mau tempo, hoje está Sol."


(Em “continuar” consulte as referências feitas ao nosso Agrupamento na imprensa e na televisão)

Comunicado da CDI - Portugal

QUE ORGULHO Nuno, Diogo, Bruno, Jorge e professora Fátima Pais da Escola Secundária Serafim Leite!! A SandSpace foi a grande equipa de alunos portuguesa VENCEDORA do Prémio do PÚBLICO em «The People's Choice Award» da competição do @Apps for Good UK!! Muitos, muitos, muitos parabéns!!!


CDI Portugal
Organização não governamental (ONG)

(Para ver o vídeo de agradecimento dos nossos vitoriosos serafinos, clique em "continuar".)

Trabalho final

A turma C do 11º ano desenvolveu o projeto “Integra a Diversidade!”, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular). O foco do trabalho procurava compreender a forma como a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. A turma desenvolveu atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural, em parceria com a aluna de doutoramento, Daniela Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Para visionar o trabalho final e acompanhar as diversas fases do projeto, clique em “continuar”.

Depois das últimas notícias que vos demos, podemos apresentar hoje a nova Serafim Leite, em maquete, em projeto e em obra. Do fundo da terra vai crescendo o novo edifício. As velhas oficinas metamorfoseiam-se, por fora e por dentro. Pelo meio, há pessoas, há máquinas há ferro e betão. De tudo isto se fará a nova Serafim Leite. As fotos em “continuar”, dar-vos-ão testemunho dessas três fases.

 

Artigo de divulgação científica

Margarida Morais e Marta Ferreira

Portugal é conhecido pela sua gastronomia e por os portugueses gostarem de um bom prato cheio de comida. Não admira que a investigadora que estuda a obesidade seja de nacionalidade portuguesa. No entanto, esta investigadora está a trabalhar fora do seu país materno – na Inglaterra. A questão central que a sua investigação coloca relaciona-se com o tempo que demoramos a comer e a obesidade.
Será que o fator tempo de refeição e a obesidade estão relacionados? (Ler todo o artigo em "continuar")

Quando lemos um livro e depois vemos um filme nele baseado, somos quase sempre surpreendidos porque o filme não corresponde ao que imaginámos. As personagens, os cenários, diferem daqueles que povoaram os nossos pensamentos quando lemos a história.
Da mesma forma, quando alguém descreve uma situação ou um cenário, quem ouve pode ter diferentes interpretações.
Sugiro-te, a propósito disto, uma atividade divertida. Resultado em "continuar".

 

Promoção de uma cidadania ativa necessária à concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Combater as Alterações Climáticas”.

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais os alunos do 8.º ano, turmas B e C no primeiro semestre, e agora a turma A no segundo semestre em contexto familiar, foram desafiados a criar ilustrações conseguidas com recurso à técnica de colagem, da interpretação do ODS13_Combater as Alterações Climáticas.

Durante o período de confinamento, a professora de Português do 7ºD, Manuela Balseiro, lançou o “JORNAL D -Jornal da Turma 7.ºD - projeto colaborativo” – na aplicação Padlet, onde foram sendo colocadas as colaborações dos alunos, enquadradas no tema “Comunicação”. Nos últimos dias, o “Agora Nós” tem vindo a publicar alguns desses interessantes trabalhos. Hoje é a vez do Boletim Meteorológico que, sendo em Francês, nos dá informações sobre o tempo em Portugal. Os autores são o Afonso Meireles e o Leonardo Gomes.

Inês Costa | Ricardo Luís

"A Inês Costa e o Ricardo Luís, do 7.ºD, criaram alguns desafios para passar bem o tempo nesta altura em que as férias estão à porta, mas andamos todos com os nervos em franja para acabar tudo muito direitinho... Assim, vamos relaxar um pouco... "Bora" lá? "

 

 

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

Crónica de um serial desconfinamento

Inês Santos e Lourenço Morais, 7.ºD

 

Uns de um lado para o outro a ver o que lhes falta do supermercado e outros fechados em casa a sete chaves!!!Pessoas preocupadas com o futuro, com o que irá acontecer com os seus planos, com as empresas e, principalmente, com o mundo e outras que só pensam o que irá acontecer se o papel higiénico acabar…

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL