• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Celebrar a Nossa História

    Celebrar a...

    Os jovens de outrora em S. João da Madeira Mais um desafio, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de SJM, e mais uma demonstração do gosto, por parte do AESL, em abraçar uma temática...
  • Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024

    Bandeiras...

    O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 realizou-se no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas. Estiveram presentes mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, entre os quais a...

EPE...

  • Feirinha do Outono

    Feirinha do...

    Escola Básica do Parque No dia 18 de outubro, realizou-se mais uma vez, na Escola Básica do Parque, a feirinha do outono, organizada pela Associação de Pais. Foram montadas algumas bancadas com produtos típicos da época e delícias gastronómicas fornecidas...
  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Ciência no Halloween: Magia e Ciência de Mãos Dadas

    Ciência no...

    No dia 30 de outubro de 2024, a nossa escola mergulhou no espírito de Halloween com uma atividade cheia de cor, fumo e, claro, muita ciência. Os...

1.º CEB...

  • O dia de S. Martinho na Escola Básica do Parque

    O dia de S....

    No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país. Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S...

SEC...

  • A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África

    A ESSL...

    Europa e África - «Living Peace International» A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Erasmus+ Mobilidade de Adultos: um projeto para todos

    Erasmus+...

    Entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, no âmbito do projeto Erasmus+ Mobilidade de Adultos, deslocou-se à Suécia um grupo de três docentes e sete...

No âmbito do projeto «Erasmus MEUS» - «Migration on European Stages», o AESL foi um dos estabelecimentos de ensino, tal como as escolas parceiras da Áustria, Espanha, França (Ilha da Reunião) e Noruega, que foi aclamado, recentemente, com o Prémio Europeu associado a um Ensino Inovador, uma forma de a Comissão Europeia, sitiada em Bruxelas, parabenizar esta tipologia distinta de se educar e formar as crianças e os jovens: «This project focused on theatre, drama and acting as a way of promoting inclusion, participation, interaction and cooperation, in particular for schools with a mix of native and migrant students» (https://innovative-teaching-award.ec.europa.eu/projects/migration-european-stages-meus_en). 

Todos estão de parabéns, porque foi, na verdade, um projeto extraordinário que deixa saudades. Por isso, eis o vídeo apresentado aquando da submissão deste projeto para recordar, em pouco tempo, o muito que se fez: https://www.youtube.com/watch?v=Hh-_adA5c0U.

 

Trajeto inolvidável por três países da Europa

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto escola vencedora, ao nível nacional, no âmbito do programa europeu “Euroscola”, ao encontro do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», partiu rumo a Estrasburgo, percorrendo três países (Suíça, Alemanha e França), entre os dias 10 e 12 de outubro, em representação da sua Escola, do seu município, do seu distrito e do seu país.

Depois das habituais aventuras aéreas, ainda bem de madrugada, os 24 alunos e as 2 docentes que acompanharam o grupo, Dina Sarabando e Teresa Sousa, chegaram à Suíça, à cidade de Basileia, sentindo, logo, um clima bem mais invernoso. A próxima paragem ocorreu, já, num outro país, a Alemanha, onde todos se regozijaram com as maravilhas que nos iam sendo apresentadas na cidade de Friburgo, tendo todos aproveitado este espaço tão histórico e acolhedor, junto da Catedral de Freiburg de Nossa Senhora, para o almoço do dia.

 

Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de reconhecermos, mutuamente, que contribuímos para o seu sucesso e que estivemos, ali, durante anos a fio, a apoiá-los em tudo o que foi necessário.

No dia 12 de setembro, deu-se início a mais um ano letivo na EB/JI do Parque, com a receção calorosa aos novos e antigos alunos. A manhã desta quinta-feira foi marcada por alegrias, reencontros e expectativas de novas experiências. Os professores e as funcionárias deram as boas-vindas aos alunos com sorrisos e abraços.

O primeiro dia

Foi naquele dia

Que na escola entrei.

Toda a gente sorria,

Muitos amigos reencontrei.

No âmbito do Dia Internacional da Paz, que se comemora no dia 21 de setembro, a Escola Básica do Parque uniu-se ao movimento “Janela Branca Pela Paz”, que visou unir os alunos em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca, o qual representa um apelo conjunto à cultura da paz e ao diálogo.

Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente requalificados que serão, em breve, inaugurados e que contribuirão, com certeza, para a felicidade de todos os alunos que, doravante, frequentarão o AESL

 

«Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Antoine de Saint-Exupery

É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um novo ciclo tem, agora, início, repleto de mudanças e de oportunidades para aprender, ensinar, crescer, conhecer e sonhar. 
Após o merecido descanso e lazer, é chegada a hora de abraçarmos, em conjunto, novos desafios, almejando, igualmente novas conquistas. Neste ano letivo, o nosso compromisso continua a ser o de proporcionar, a todos e todas, como é apanágio do AESL, um ambiente acolhedor, inclusivo, inovador e coeso, no qual cada um, à sua maneira, se sinta bem e trabalhe em prol das suas missões e ambições, explorando o que cada um tem para oferecer aos outros e a si mesmo.
Nunca se esqueçam de que cada um de vós faz parte dessa jornada, na Casa Serafim Leite, e que, juntos, poderemos construir um mundo, intra e extramuros, cada vez melhor.
Inspiremo-nos mutuamente, respeitemos as diferenças, cultivemos os mais profícuos valores e aprendamos em conjunto! Só assim tudo valerá a pena!

A equipa do «Agora Nós» deseja, assim, a todos, um excelente ano letivo! Que este seja, mais uma vez, um período de crescimento pessoal, académico e profissional! Por isso, transformemos este novo ano letivo em mais um fantástico capítulo das nossas vidas e do nosso Agrupamento!

A nossa porta estará, sempre, aberta para vos receber, na rua Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.! Estão à espera de quê? Encham-nos de novidades!

Um bem-haja a todos e a todas! ♥

Dina Sarabando & Miguel Andrade

Visita de estudo (12.º anos)

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas A e B, do 12-º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Desenho, tendo os 42 alunos envolvidos sido acompanhados pelas respetivas docentes (Dina Sarabando, Teresa Sousa e Celeste Cerqueira).
O dia começou bem cedo, às 6h da manhã (ou antes, para ser sincera), junto dos portões de entrada do AESL. Depois de uma longa jornada, rumo à capital, cuja chegada teve lugar por volta das 10h, os alunos caminharam em direção, numa primeira instância, ao Lisboa Story Center, situado no Terreiro do Paço, um local imensamente histórico, onde imergimos na cultura portuguesa. Aqui, todos tivemos a oportunidade, de uma ponta a outra, de viajar no tempo, através de cenários distintos, pela História de Lisboa, apreciada ao longo do estudo das obras lusitanas, do 10.º ao 12.º anos, assim como através de ferramentas virtuais e de experiências sensoriais, contactando, in loco, com evidências dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar, de uma forma interativa, respeitando, sempre, a verdade histórica.

Revolução de Abril no "Parlamento dos Jovens":

Vozes do Futuro Sobre a Democracia em Portugal

 

 

 

Opinião, trabalho, igualdade, desafio e fraternidade – palavras que, no entender dos jovens deputados, definem a experiência do “Parlamento de Jovens”. Assim, ao longo de dois dias intensos, a Sessão Nacional despertou em todos os jovens a vontade de darem o melhor de si, neste desafio democrático.

Esta reportagem, da autoria de Lara Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, é o reflexo de uma jornada de um ano só possível graças a um esforço contínuo e dedicado, presente em cada escola. O AESL não foi, definitivamente, exceção… 

Apreciem este momento jornalístico e sintam a Democracia no espírito dos jovens deputados e repórteres, a geração do nosso futuro! 

 

“A educação inclusiva e democrática é o pilar de uma sociedade justa e equitativa." - Eva Brás Pinho

Os alunos do AESL, dos 10.º anos, do Ensino Regular, empreenderam, no dia 3 de maio, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, em que não faltaram conhecimentos de História e de Arte, uma viagem que os fez navegar rumo ao passado dos nossos antigos marinheiros, remontando ao período dos Descobertas e da pesca do bacalhau, sentindo bem vivas as experiências protagonizadas pelos portugueses ousados que tanto enriqueceram não só a pátria como todo o mundo. 
Assim, ao longo do dia da visita, que começou bem cedo, às portas da escola sede, os 40 e tal alunos e as professoras envolvidas usufruíram do visionamento, no Auditório de Santa Joana Princesa, da versão moderna da «Farsa de Inês Pereira», da autoria de Mestre Gil, levada a palco pela companhia teatral «Actus», que os discentes consideraram surpreendente e que tanto os cativou. No final da representação, ao contrário do que sucedeu em visitas anteriores, não houve tempo para a colocação de questões aos atores, porque nos esperava uma viagem marítima e a caravela não esperaria por nós.  
Os alunos puderam, de seguida, regozijar-se, envergando o espírito de jovens ou velhos marinheiros, com a visita guiada pela única réplica, em território nacional, de uma caravela quinhentista, a «Vera Cruz», durante a qual tantos segredos e curiosidades nos foram revelados sobre a vida a bordo, nos séculos idos.
 

Este trabalho pretende descrever os alunos da turma do 11.ºD, comparando-os com componentes de computador, de acordo com a área de estudo que frequentam. Assim:

  • Teclado Mecânico (Os que são mais barulhentos) - Diogo e Manuel
  • Rato (Dirige sempre os planos) – Hugo
  • Tapete (Deixa-se ser manipulado facilmente) - Lourenço
  • Câmara (Atento a tudo, menos à aula) - Afonso
  • Microfone (O que está sempre a falar) - Nuno
  • Ecrã (Toda a gente repara nele pelo seu tamanho) - Zé Pedro
  • CPU (O cérebro da turma) - André
  • Disquete (O que “trava” mais) - Edgar
  • RAM (Ao desligar, esquecem-se de tudo) - Leandro e Júlio
  • Disco (O que guarda sempre tudo) - Marcelo
  • Fonte (O que “fornece” energia positiva à turma) - Leonardo
  • Pasta térmica (Fica esquecido, mas é importante) - Ândria e Alexandra
  • Placa Gráfica (O componente mais vistoso) - Rodrigo
  • Pen Drive (Aparece “de vez em quando”)Vítor

Trabalho Realizado por: Hugo, Marcelo, André, Afonso, Zé Pedro e Rodrigo

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL