No ano letivo em que abraçaram, pela primeira vez, o Ensino Secundário, os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos partiram em busca de novos horizontes que permitisse o aprofundamento das suas aprendizagens.
Por essa razão, realizaram uma visita de estudo ao CEI – uma empresa, localizada em S. João da Madeira, de Equipamentos Industriais, no âmbito do Turismo Industrial do município. A mesma teve lugar a doze de dezembro e foi orientada pelos professores Filipe Pereira, Diretor de Curso e docente da disciplina de Programação de Sistemas Informáticos, e Clara Gusmão, docente de Sistemas Operativos.
É assim que, passo a passo, a turma vai mergulhando nos meandros do seu curso que os conduzirá ao mundo profissional que pretendem abraçar no seu futuro.
Através de textos e dos livros, consegui receber diferentes tipos de conselhos e diferentes formas de pensar em diversos momentos, alguns até bastante difíceis como, por exemplo, nas obras “Ulisses” e “Pedro Alecrim.
Ler aumenta, também, a nossa capacidade de imaginar. Através da leitura, pude viajar pelos mares da Grécia, imaginei-me em campos agrícolas, soltei teias e subi prédios na banda desenhada do Homem Aranha.
Através da leitura, consegui melhorar a minha dicção, aprendi novas palavras e a exprimir-me melhor. É por todas estas razões que devemos ler.
Nayo Oliveira
Uma Fábula...
Os alunos ilustraram, nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, algumas fábulas estudadas na disciplina de Português. No final do ano letivo, os trabalhos foram expostos no polivalente da escola. Todos os alunos envolveram-se na realização da atividade com muito entusiasmo!
As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as pessoas.
Bem sabemos que, se as crianças forem incentivadas, logo nesta faixa etária, para estes valores, se tornarão mais sensíveis, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa.
Salientamos, nesse sentido, a participação dos nossos alunos nas atividades “Leitura com sentidos”, na Biblioteca Municipal; “À descoberta da CERCI”, em que recebemos, na nossa escola, dois utentes desta instituição; participação na peça de teatro “Um coração do tamanho do mundo”; e realização de atividades em que os alunos experimentaram a condição de pessoa invisual.
Primeiros Passos
Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacou a deputada Beatriz Barbosa, do 11.ºA), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 10 de janeiro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e, em breve, à escala europeia, através do projeto «Euroscola».
Apresentação das listas candidatas
Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pelas professoras Dina Sarabando e Elsa Martins. Assim, no referido dia, após a interrupção natalícia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», em ambos os ciclos de estudo.
Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (10 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (5 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas no mundo da Educação, isto é, o seu próprio mundo. Esta não é, como o revelaram, uma tarefa fácil, mas os alunos da Serafim sabem elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma Escola melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados, miúdos e graúdos, mostraram que, devido ao seu caráter interventivo, estariam à altura do desafio.
A Assembleia Municipal Jovem é um jovem projeto, mas que conta, já, com seis edições. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira no concelho que, todos os anos, tem sabido receber, ao encontro das temáticas, as ideias das crianças e dos jovens das escolas sanjoanenses,do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e à intervenção social, procurando desenvolver, deste modo, igualmente, o gosto pela (participação) política.
Assim, após o cumprimento de todas as etapas, ao nível interno, e das três sessões efetuadas, ao longo do ano letivo, todos os envolvidos, deputados e coordenadores, usufruíram, mais uma vez, de uma viagem de dois dias com destino a Lisboa, Peniche e Leiria, a qual decorreu nos dias 04 e 05 de julho, contando, igualmente, com a presença de elementos representativos da Câmara e da Assembleia Municipais.
* 1.º dia
O dia começou bem cedo com os corações a fervilharem de entusiasmo, sobretudo, os daqueles que, pela primeira vez, empreendiam esta façanha. A comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite era constituída pelos seguintes elementos: Dinis Pinho (4.º A da EB do Parque), Gabriel Ribeiro (4.ºB da EB de Fundo de Vila), Benedita Pereira (5.º B), Daniela Castro (5.º A), Mariana Santos (6.º B), Dinis Costa (9.ºB), Leonor Silva (7.ºC), Rúben Marques (11.ºC), Cláudio Silva (12.ºB) e as professoras Dina Sarabando e Ângela Resende.
A nova sala de ciências da Escola Básica do Parque representa um marco significativo na educação científica do município. Esta é, na verdade, a única escola do 1.º ciclo, no nosso concelho, com uma sala que promete revolucionar o ensino das ciências, oferecendo um espaço moderno equipado com recursos tecnológicos avançados, como microscópios e uma ampla variedade de materiais de laboratório, permitindo que os alunos possam realizar experiências práticas e interativas.
Com efeito, esta sala é um grande passo para garantir que os nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, preparando-os para os desafios do futuro.
No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º 2023-1-PT01-KA121-VET-000125926), com o regresso dos alunos que realizaram estágios de longa duração (3 meses) em Sófia, Bulgária. Gabriel Pinho e Wedson Gonçalves, alunos das áreas técnicas de Informática e Design e Comunicação Gráfica, respetivamente, partilharam as suas experiências enriquecedoras:
Gabriel Pinho:
"Durante os meses de abril, maio e junho, estagiei na Bulgária, uma experiência marcante tanto ao nível pessoal como profissional. Viver num país diferente expôs-me a uma cultura diversa e a novos desafios, como a barreira linguística e a adaptação ao estilo de vida local. Estes desafios forçaram-me a ser mais independente e a melhorar as minhas competências de gestão do tempo e resolução de problemas. Para mim, o mais importante foi como o estágio melhorou a minha capacidade de comunicação, principalmente, devido à interação com pessoas de diferentes nacionalidades. Além disso, adquiri conhecimento técnico valioso e experiência prática num ambiente profissional, estabelecendo contactos importantes para futuras oportunidades. Posso afirmar que foi uma experiência transformadora, que mudou a minha visão sobre a vida e o trabalho, aumentando a minha confiança e a forma como estou preparado para novos desafios."
A festa que assinala o final do ano letivo, na Escola Básica do Parque, é, como sempre, um evento muito esperado por alunos, pais e professores, uma vez que é a grande oportunidade para se celebrarem as conquistas do ano letivo e promover um momento de confraternização entre toda a comunidade educativa.
Este ano, a festa voltou a cumprir os seus objetivos e foi fantástica! Os alunos cantaram, dançaram, representaram e até tocaram diversos instrumentos musicais. Todos os presentes ficaram encantados e divertiram-se imenso num final de tarde que se revelou muito positivo e agradável.
A comunidade escolar agradece o empenho e a colaboração da Associação de Pais pela excelente organização. Até para o ano!
A 4.ª edição do projeto interno foi desenvolvida no decorrer do 2.º semestre, tendo a respetiva Sessão Escolar decorrido no dia 18 de abril. Mais uma vez, os alunos revelaram, durante todo o processo, um vasto entusiasmo, evidenciando-se, neste sentido, a grande adesão do 1.º ciclo.
A missão foi extremamente bem conseguida, dado que os alunos/deputados souberam analisar muito bem a temática e efetuar o devido cruzamento com as necessidades do Agrupamento, numa visão em relação ao seu futuro. Viveram-se, assim, momentos de grande convicção democrática em sintonia com um Agrupamento no qual se valoriza, sempre e cada vez mais, a “voz dos alunos”!
Assim, no referido dia, após o cumprimento de todos os trâmites anteriores, os deputados da Serafim, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, reuniram-se, no Centro Multidisciplinar Interativo, a fim de apresentarem e debaterem as suas medidas e as das restantes listas, num total de 16 (6 do 1.º ciclo; 2 do 2.º ciclo; 3 do 3.º ciclo; 5 do Ensino Secundário).
No dia 27 de junho de 2024, no Teatro Thália, em Lisboa, o AESL fez-se representar pelo professor João Mesquita, convidado pelo IAVE e pela DGE, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no âmbito da Literacia Financeira.
Assim, fizeram, igualmente, parte do painel de discussão a representante da Direção Geral da Educação, Dr.ª Eulália Alexandre; a representante da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Dr.ª Inês Drumond; o representante da NOVA SBE, Dr. Miguel Ferreira; e o representante da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Carlos Pires.
As intervenções dos convidados foram precedidas da sessão de apresentação dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, levada a cabo pela Dr.ª Anabela Serrão, representante do IAVE.