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Acontece...

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No presente ano letivo, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua, com toda a determinação, a participar na iniciativa "100% Resíduos - De Lixo a Recursos", a qual faz do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, uma vez que temos consciência da situação em que se encontra o planeta Terra. Por isso, é impossível, miúdos e graúdos, não continuarmos a insistir nesta problemática e esquecermos a grande necessidade de redução da produção de resíduos ou, na sua inevitabilidade, a necessidade de procedermos à sua correta separação.

Além disso, no AESL, garantimos que todos os espaços da escola possuem um ecoponto constituído por um recipiente azul, um amarelo e um para os indiferenciados. Mais do que isso, alguns grupos de alunos pretendem construir mais eco-escovões, para armazenar as escovas de dentes em fim de vida, e depositrões para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), assim como pilhas. É assim que continuamos a apostar na separação seletiva de várias fileiras de resíduos.

Por seu lado, as turmas dos mais novos, que frequentam o 5.º ano, neste ano letivo, usufruirão de sessões teóricas em torno desta temática, como já sucedeu com o 5.º C, através da qual aprenderão sobre a transição da designação de lixo para recurso e aprofundarão, igualmente, os conhecimentos sobre a correta separação de todos os resíduos produzidos pelos alunos na escola.

Assembleia Municipal Jovem

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com a agenda do programa, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio, nesta edição, a luta, por parte das crianças e dos jovens, por melhores condições, no município, para os queridos (bis)avós.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista V, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes). Numa fase subsequente, tendo por base o tema deste ano letivo, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas em prol de melhores condições de vida para os idosos sanjoanenses, futuramente, a serem discutidas em plenário.

Após esta fase, a lista candidata realizou a sua campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, a que se seguiu o tão esperado momento de sufrágio que culminou na votação, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal, liderada pelo aluno Rúben Marques, do 12.º C, e secretariada pela Mariana Martins, do 11.º A.

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, no Fórum Municipal.

No mês de janeiro, o "Cantar das Janeiras" serviu de mote para o encontro intergeracional entre os alunos do 1.º B da Escola de Fundo de Vila e os utentes do Lar S. Manuel.

Assim, numa tarde fria de inverno em que o sol raiou, deslocámo-nos a esta instituição com o propósito de proporcionar momentos de alegria e convívio àqueles que, carinhosamente, tratámos por “avós”. A nossa professora Isabel Silva, o professor Pedro Mergulhão e a assistente Rita conduziram-nos até lá, “equipados” a “preceito”, com as coroas de rei e as pandeiretas que ajudaram a fazer a festa. As nossas coroas brilhavam ao sol, fazendo-nos destacar entre os transeuntes que por nós passavam.

O momento foi emocionante! Alguns rostos “fechados” abriram-se, tendo participado connosco nos cânticos tradicionais, fazendo-se soar a voz de senhoras que identificaram o “Vamos cantar as Janeiras”, de Zeca Afonso. Seguiram-se outras canções tradicionais que o professor Pedro Mergulhão, à viola, desafiou para cantarmos. Houve, até, dança!...

No momento de diálogo, que também se proporcionou, alguns meninos fizeram, de modo espontâneo, algumas questões aos idosos. Seguiram-se momentos de verdadeiros abraços e a promessa de que havemos de lá voltar!

Agradecemos a todos e ao lar por nos ter proporcionado este momento que vamos recordar para sempre!

1.ºB_EB Fundo de Vila

Plano de Inovação em Movimento:

Assembleia Escolar Escolhe Melhorias para a Escola

A Escola Básica do Parque realizou, no dia 10 de janeiro, a sua primeira Assembleia Escolar, integrada no Plano de Inovação, a ser desenvolvido pelo 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Este evento pioneiro teve como objetivo promover a cidadania ativa, estimular a participação democrática dos alunos e envolver toda a comunidade educativa na tomada de decisões importantes para o bem-estar escolar.

O momento revelou-se um sucesso através da participação entusiástica dos alunos, que apresentaram propostas, debateram ideias e votaram nas medidas que consideraram mais relevantes para a melhoria da escola. A medida mais votada foi a colocação de relva sintética no campo de futebol, que os alunos defendem como essencial para a criação de um espaço mais seguro e confortável para as atividades desportivas.

Esta Assembleia reflete o compromisso com o desenvolvimento do Plano de Inovação, que visa dar mais protagonismo aos alunos e fomentar o trabalho colaborativo. É muito gratificante ver como as crianças participaram, com seriedade e criatividade, demonstrando uma maturidade surpreendente na escolha de prioridades.

Para o novo desafio, estão, como sempre, de forma enigmática, quatro fotografias de pessoas com quem, com certeza, já nos cruzámos, no nosso dia a dia, no AESL.

Só há uma diferença: os anos que separam a pessoa de outrora do momento atual. Uns anitos… ou mais! Mas as semelhanças estão lá – basta estamos atentos! Por isso, abram bem os olhos e vejam se sabem quem são…

Para que a tarefa seja ainda mais fácil, têm um formulário à vossa disposição com a apresentação de três possibilidades para cada uma das fotografias. Vamos a isso?

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN59NhSyFZ71ESKvpubX1jh3aQnTWp2DPVW8Ps8gnidlbUoA/viewform?usp=header

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do próximo desafio…

Mas, agora, ficam a saber quem eram os/as colegas do desafio 13. Aqui vão:

1 - Elza Paiva;

2 – Alexandra Pinto;

3 – Augusto Araújo;

4 - Fátima Leite.

Até breve e divirtam-se!

Desafio14 QQ

 

Na biblioteca da escola,

O 3º.A gosta de estar,
De ouvir histórias e de ler,
Pesquisar, estudar e sonhar...

Em dezembro, lá fomos
Ouvir uma história de Natal:
Era um livro pop up 3D,
Uma coisa fenomenal!

Era uma história maravilhosa
Sobre a prenda do Pai Natal
Que tinha renas e um trenó
E uma casa para espreitar.

Para saberes mais sobre esta história,
Vais ter de a procurar,
“Uma prenda para o pai natal”
Com ilustrações de encantar!

3º.A, EB Fundo de Vila

A turma do 11.ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Centro de Arte da Oliva, no dia 6 de janeiro do corrente ano civil. Numa "viagem" de Diálogos entre Arte e Filosofia, a mesma contou com o Mediador Cultural e Coordenador deste Centro, Daniel Costa.

De uma riqueza extraordinária e fundamental, a Arte e a Filosofia buscaram, nesta sessão, a exploração e a compreensão da existência humana, ainda que o tenham feito por caminhos distintos. Enquanto a Arte utilizou formas, cores e expressões sensoriais para transmitir ideias e emoções, a Filosofia trabalhou conceitos, argumentos e reflexões abstratas. Juntas, criaram um espaço de interseção que amplificou o entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Esta experiência proporcionou aos alunos uma maior inspiração e inovação. A Filosofia pode inspirar novas formas de arte, enquanto a Arte pode questionar e expandir limites filosóficos, levando a uma maior aproximação do Humano, no sentido em que ambas as áreas ofereceram formas distintas de compreender a condição humana, unindo razão e emoção, lógica e intuição.  Ampliaram, igualmente, o entendimento humano sobre o significado da existência e da criatividade e, por fim, a Arte, ao tornar as questões filosóficas tangíveis, tornou-as acessíveis a um público mais amplo. Pretendeu-se, portanto, que os alunos tivessem uma perspetiva da Arte e da Filosofia numa dimensão quotidiana, onde ambas as áreas suscitaram este pensamento crítico sobre o mundo, tornando o Homem mais sensível às nuances da existência e à complexidade da vida.

Em pleno século XXI, a violência contra as mulheres continua a ser uma realidade e uma terrível violação dos direitos humanos. Continua-se a viver numa cultura dominada pelos homens que deixa as mulheres numa situação preocupante de vulnerabilidade, negando-lhes a igualdade em termos de direitos e de dignidade.

Esta situação pode mudar e o mundo pode ser bem diferente e muito mais justo!... Sigamos o exemplo de mulheres que não se resignaram, que se revelaram muito capazes, que se afirmaram e que lutaram pelos direitos femininos. Ei-las: Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Emmeline Pankhurst, Maria de Lurdes Pintassilgo, Marie Curie, Rosa Parks, Simone de Beauvoir, Simone Veil, …

Apoiemos leis e políticas abrangentes que reforcem a proteção dos direitos das mulheres em todas as áreas.

Construamos um mundo que se recuse a tolerar a violência contra as mulheres em qualquer lugar e sob qualquer forma!

Turma 12.ºE – Curso Profissional de Mecatrónica

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

A 10 de dezembro de 1948, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de proteger a igualdade de direitos entre seres humanos.

Os direitos humanos são garantias jurídicas universais que prometem dar proteção aos indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana.

Por isso, como todos nós sabemos, são normas que abrangem toda a comunidade! Independentemente da raça, género, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição, a pessoa tem o privilégio de reter os seus direitos. Há vários tipos de direitos, tais como; civis, económicos, políticos, sociais e ou culturais.

Segundo a ONU, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros, em espírito de fraternidade."

Como podemos perceber, os direitos são algumas condições que pertencem a todos, mas também não nos podemos esquecer que, ao estarmos a usufruir dos nossos direitos, não podemos desrespeitar os das outras pessoas.

Todos nós, crianças, temos direitos que são importantes para que possamos viver bem e sermos felizes. Esses direitos estão elencados na Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989, e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990.

Por exemplo, temos o direito à educação, porque aprender é essencial para o nosso futuro. Também temos o direito de brincar, pois tal contribui para o nosso crescimento e promove a nossa criatividade. Além disso, temos o direito de ser protegidos contra qualquer tipo de abuso ou trabalho infantil, já que a nossa infância deve ser um tempo feliz.

É importante que os adultos respeitem esses direitos e que as crianças também os conheçam e falem sobre eles. Só assim, podemos viver num mundo mais justo, onde todas as crianças têm as mesmas chances de crescer felizes

Queremos que todos sejam respeitados!!!

Os alunos do 6.º A

No dia 8 de dezembro, alguns alunos do 4.ºA e B, da Escola Básica do Parque, participaram na Gala do “+D, na Casa da Criatividade, em representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, como forma de assinalar o ”Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. A sua atuação na gala celebrou o "D de Direitos", mostrando que todos, independentemente das suas limitações ou características, têm o direito de serem aceites e de participarem plenamente na sociedade. Pretendeu-se, assim, promover uma mensagem sobre diversidade, inclusão e respeito pelas diferenças.

O espetáculo partiu da história da “Pequena Sereia” e foi desenvolvido por professores, contando com a colaboração de crianças e adultos com necessidades educativas especiais, promovendo, desde o início, a integração e o trabalho em equipa. Pais e membros da comunidade educativa destacaram o impacto positivo da iniciativa, elogiando o projeto como uma "lição viva de inclusão".

Com esta adaptação, o Agrupamento reforçou que a educação inclusiva vai além da teoria. É uma prática diária que prepara as novas gerações para um mundo onde todos têm o seu lugar, independentemente das suas limitações ou diferenças.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

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