Bom ano letivo de 2020/2021
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Boas Festas!
Recolha seletiva de resíduos.
Eco-Agrupamento 2020
TGPSI - SandSpace
Dia mundial da alimentação.
Exposição "Artes e ofícios" 2020
"Ecos do passado", "Serafins"
AESL 2019

A nossa aluna Joana Santos Silva, do 8.º D, faleceu, no dia 8 de janeiro. Durante um longo tempo, a Joana lutou, denodadamente, contra uma doença que poucas tréguas lhe deu e que, agora, acabou por vencer e a retirar do nosso convívio.

A Terra, ao longo da sua órbita em torno do sol, passa por zonas onde existem pequenos fragmentos de asteroides ou cometas. Estes, ao entrarem em contacto com a nossa atmosfera, incendeiam-se, deixando um rasto de luz. É a este rasto que se chama “estrela cadente”. Ao longo dos tempos e em diferentes culturas, a estrela cadente foi adquirindo diferentes simbolismos, quase todos relacionados com a ideia de iluminação divina, de bons presságios, de renascimento ou de possibilidade de mudança. Observar uma estrela cadente nos céus tornou-se, então, um bom momento para formular um desejo, esperando que ele fosse realizado em breve.

Em abril de 1990, um grupo de professores da então Escola Secundária Nº 1 de S. João da Madeira lançou-se na aventura de publicar um jornal. Os jornais escolares, apesar de não serem uma novidade na prática das escolas, ganhavam, nessa altura, um particular incremento. Um jornal nacional, o Público, lançava um claro desafio às escolas: só se conseguem obter leitores de jornais, se as escolas os formarem. E foi na vaga dessa “febre informativa”, e formativa, que surgiu o jornal “Agora Nós”.

"Cresce, feijoeiro mágico!"

Depois de sairmos das obras da escola sede, atravessamos a rua para entrarmos na escolinha de Fundo de Vila. O ambiente ali é mais tranquilo. Não há gruas nem camiões, apenas uma betoneira aguarda que lhe deem que fazer. Hoje trabalha-se na parede sul, porque o dia está bonito e há que aproveitar. Com chuva não se consegue fazer este trabalho: colocar isolamento e rebocar as paredes exteriores. Alguns operários fazem ginástica sobre os andaimes, para conseguir colocar as telas no sítio certo. Este é um trabalho que tem de ser bem feito, caso contrário a água vai entrar no edifício. E quanto a água, já houve que chegasse…

Agosto, setembro, outubro. Acabaram as férias. Regressámos às nossas mascaradas aulas, com telhados novos e salas desempacotadas nos campos de vólei. Cá em cima, confinados no edifício principal, vamos observando movimentos do guindastre, rasgando o céu azul ou cinzento, e ouvindo ruídos de máquinas, rolando pelo pó ou pela lama, conforme a circunstância meteorológica.

No âmbito da iniciativa “Celebrar a Nossa História”, dinamizada pelo segundo ano consecutivo, e na senda do envolvimento dos nossos alunos e professores na comemoração do dia 11 de outubro, tão significativo para os munícipes de S. João da Madeira, o nosso Agrupamento abraçou, de novo, esta causa e brilhou, mais uma vez, nos palcos do Fórum Municipal e da Casa da Criatividade.

Com o átrio da Câmara cheio de gente socialmente distanciada, as comemorações do 11 de outubro iniciaram-se manhã cedo. Foi o princípio de um dia em que o nosso Agrupamento marcaria uma presença de forma bem vincada, porque em dose tripla. Sobre o tema genérico “Artes e ofícios”, recriamos História de três formas diferentes: representação de uma rábula sobre o mesmo tema; instalação de uma exposição na parte lateral do Fórum; à tarde, apresentação da peça “Ecos do passado”, pelo grupo de teatro “Serafins”.

Constrói-se História nas salas da Serafim
No dia 11 de outubro, feriado municipal de S. João da Madeira, porque é a data em que se celebra a criação do concelho, vão ser realizadas várias ações culturais em que participarão diversas turmas do nosso Agrupamento. As comemorações decorrerão sob o lema “Celebrar a nossa História” e evocarão circunstâncias e factos significativos da História deste concelho, fundado em 1926. Fomos ver como estão a trabalhar as nossas turmas.

Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

Os jornais e as televisões dão hoje grande destaque ao facto de EBS Dr. Serafim Leite surgir no topo do ranking das escolas públicas. Para uns, a Serafim Leite está em primeiro lugar, para outros, em segundo, dependendo dos critérios de análise. Em mensagem dirigida aos docentes da escola, a diretora Anabela Brandão não tem dúvidas em atribuir as “culpas” deste resultado:

A CULPA é de quem cuida, de quem não sossega enquanto não vir os alunos bem.
A CULPA é de quem dá de si todos os dias pelo bem da Educação no AESL.
A CULPA é de quem nunca desiste.
A CULPA é VOSSA.

Os Ranking´s são o que são. Há muitas variações dentro da comunicação social. A Educação é muito mais do que as notas dos exames, sabemos disso. Mas vamos usufruir desta sensação boa. É como um dia de sol após mau tempo. Usufruam, mesmo que depois venha mau tempo, hoje está Sol."


(Em “continuar” consulte as referências feitas ao nosso Agrupamento na imprensa e na televisão)

Depois das últimas notícias que vos demos, podemos apresentar hoje a nova Serafim Leite, em maquete, em projeto e em obra. Do fundo da terra vai crescendo o novo edifício. As velhas oficinas metamorfoseiam-se, por fora e por dentro. Pelo meio, há pessoas, há máquinas há ferro e betão. De tudo isto se fará a nova Serafim Leite. As fotos em “continuar”, dar-vos-ão testemunho dessas três fases.

 


A professora Anabela Brandão, diretora do AESL, desafiou professores e alunos a refletirem sobre o Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora. “Como não podemos ter Dias Abertos, sugiro que abram o dia 1 de junho à criança que têm dentro de vós. Sugiro também que deixem as nossas crianças e jovens, serem crianças!” De entre as respostas recebidas, nomeadamente das turmas 7º C da EBSSL e 1º B da EB do Parque e de alguns professores, aqui deixamos a respetiva transcrição.

 

Nesta sequência de textos - crónica da reconstrução em curso, comunicado da Câmara Municipal e testemunho da vereadora Irene Guimarães – procuramos proporcionar à comunidade educativa uma visão diversificada das obras no "antes" e no "durante". Este é um processo que começou por ser de “desconstrução”, mas, cujo objetivo final é o da almejada reconstrução de um bloco oficinal digno de todos os alunos e profissionais que ali desempenharão funções nos anos vindouros.

 

À entrada, o senhor Mário, encarregado da obra, recebe-nos com simpatia. Aqui, nesta entrada, é ele o diretor. Depois de nos conseguirmos esgueirar entre um montão de terra com raízes de árvores derrubadas e o velho edifício das oficinas, sob a ameaça da enorme pá da retroescavadora, conseguimos alcançar a entrada. Uma brigada de assistentes operacionais carrega estantes, maquinetas, coisas avulsas que nem nós sabemos para que serviam. Mergulhamos nas oficinas de mecânica.

 

Foi assim o desafio lançado pela professora Cristina Reis:
Caríssimos,
As iniciativas são inúmeras, a propósito da Poesia, hoje. Circulam, hoje, no espaço (?) virtual. Esta é mais uma, via espaço virtual, hoje. Aceito troca, hoje ou depois!
O "Agora Nós" junta-se à iniciativa, publicando os textos enviados pelos professores que responderam ao desafio. Algumas das mensagens contêm links que poderão não estar ativos.

Com a devida vénia, e por sugestão da professora Rute Pinho, publicamos em “continuar” uma adaptação do livro digital “Agripino, o vírus da Gripe A”, de Maria de Jesus Sousa (Juca), com ilustração de Maria Guerreiro, originalmente editado em 2009 pela DGIDC, e agora adaptado ao combate ao Corona vírus. Segundo as autoras, as informações nele prestadas estão acordo com as informações do site do Serviço Nacional de Saúde (consultado em 8 de fevereiro 2020, 18h e 09 de março 2020, 18h) https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas infecciosas/novo coronavirus da china sec 21).

Hoje fui ao Carnaval das escolas. O tema deste ano era a Arte. A arte é assim a pintura, a música, a escultura, a literatura, que são os livros, e outras coisas de que não me lembro, ah e o teatro. Os artistas têm muita imaginação, por isso muitos têm barba e cabelo comprido e as mulheres que são artistas usam vestidos muito estranhos. Só o Picasso é que não tinha o cabelo comprido, porque era careca.

Decorreram, no passado dia 8 de novembro, as duas sessões de entrega de Diplomas de Conclusão de Curso do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), ambas realizadas no Auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na escola sede.

Realizaram-se, no passado dia 7 de novembro, as cerimónias de hastear a Bandeira Verde do Eco escolas, nos três edifícios do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Escola Básica do Parque, escola sede e no edifício "Serafim Leite 2", onde funciona o 2º ciclo e, provisoriamente, a Escola Básica de Fundo de Vila. Na escola sede hasteou-se também a bandeira relativa ao projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos. As cerimónias contaram com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Jorge Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia, Drª Helena Couto, vereadores e comunidade educativa.

O "Agora nós", jornal online do AESL, deseja, a todos os membros da comunidade educativa, votos de um bom ano letivo de 2019/20. Continuamos à disposição de todos para o envio de notícias e fotos de acontecimentos e atividades, relativos a todas as escolas, turmas e entidades enquadradas no nosso Agrupamento. Para o efeito, deverão enviar os materiais a publicar, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Equipa "Agora nós".

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

    Jan 27, 2021

    Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Hoje comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.A biblioteca relembra este momento negro da História Mundial que não pode ser esquecido e presta a homenagem às vítimas do Holocausto. Na tua biblioteca existem muitos livros sobre esta[…]

    Read more...
  • O Sentir do AESL – uma Boa Prática de Fazer em Rede

    Jan 18, 2021

    O Sentir do AESL – uma Boa Prática de Fazer em Rede O projeto “O Sentir do AESL” foi considerado pelo júri da Rede de Bibliotecas Escolares um exemplo de boa prática de fazer em rede. Assim, o projeto está nos destaques da RBE, na secção “Boas Práticas”.Mais um exemplo de Boas[…]

    Read more...
  • Ajudaris Concurso de Leitura em Voz Alta

    Jan 16, 2021

    Ajudaris Concurso de Leitura em Voz Alta Olá! Os nossos leitores das três escolas do Agrupamento Serafim Leite estão a concorrer ao Concurso de Leitura em Voz Alta da Associação Ajudaris. O vencedor é decidido pelo número de “gostos” na página do facebook desta associação. Para votar,[…]

    Read more...
  • Entrega de Prémios do Concurso Lápis Escolar Ilustrado

    Jan 1, 2021

    Entrega de Prémios do Concurso Lápis Escolar Ilustrado No dia 30 de dezembro, nos Paços da Cultura, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ilustração 2020.A Leonor da sala 2 da Pré da EB1 do Parque foi receber o 3.º prémio em representação dos meninos[…]

    Read more...
  • Novidades na Biblioteca

    Dec 28, 2020

    Novidades na Biblioteca Olá! Chegaram novos livros às bibliotecas do AESL! Novidades fresquinhas!Ora espreita algumas das novidades:

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 25 visitantes e 0 membros em linha