25 DE ABRIL DE 2020
Slogan premiado.
Dia da amizade
Bandeira eco escolas EB do Parque
Clube de Programação e Robótica - Projeto AstroPi
TGPSI - SandSpace
Euroscola
Oficina de Artes
Oficina de Artes
AESL 2019

Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

Os jornais e as televisões dão hoje grande destaque ao facto de EBS Dr. Serafim Leite surgir no topo do ranking das escolas públicas. Para uns, a Serafim Leite está em primeiro lugar, para outros, em segundo, dependendo dos critérios de análise. Em mensagem dirigida aos docentes da escola, a diretora Anabela Brandão não tem dúvidas em atribuir as “culpas” deste resultado:

A CULPA é de quem cuida, de quem não sossega enquanto não vir os alunos bem.
A CULPA é de quem dá de si todos os dias pelo bem da Educação no AESL.
A CULPA é de quem nunca desiste.
A CULPA é VOSSA.

Os Ranking´s são o que são. Há muitas variações dentro da comunicação social. A Educação é muito mais do que as notas dos exames, sabemos disso. Mas vamos usufruir desta sensação boa. É como um dia de sol após mau tempo. Usufruam, mesmo que depois venha mau tempo, hoje está Sol."


(Em “continuar” consulte as referências feitas ao nosso Agrupamento na imprensa e na televisão)

Depois das últimas notícias que vos demos, podemos apresentar hoje a nova Serafim Leite, em maquete, em projeto e em obra. Do fundo da terra vai crescendo o novo edifício. As velhas oficinas metamorfoseiam-se, por fora e por dentro. Pelo meio, há pessoas, há máquinas há ferro e betão. De tudo isto se fará a nova Serafim Leite. As fotos em “continuar”, dar-vos-ão testemunho dessas três fases.

 


A professora Anabela Brandão, diretora do AESL, desafiou professores e alunos a refletirem sobre o Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora. “Como não podemos ter Dias Abertos, sugiro que abram o dia 1 de junho à criança que têm dentro de vós. Sugiro também que deixem as nossas crianças e jovens, serem crianças!” De entre as respostas recebidas, nomeadamente das turmas 7º C da EBSSL e 1º B da EB do Parque e de alguns professores, aqui deixamos a respetiva transcrição.

 

Nesta sequência de textos - crónica da reconstrução em curso, comunicado da Câmara Municipal e testemunho da vereadora Irene Guimarães – procuramos proporcionar à comunidade educativa uma visão diversificada das obras no "antes" e no "durante". Este é um processo que começou por ser de “desconstrução”, mas, cujo objetivo final é o da almejada reconstrução de um bloco oficinal digno de todos os alunos e profissionais que ali desempenharão funções nos anos vindouros.

 

À entrada, o senhor Mário, encarregado da obra, recebe-nos com simpatia. Aqui, nesta entrada, é ele o diretor. Depois de nos conseguirmos esgueirar entre um montão de terra com raízes de árvores derrubadas e o velho edifício das oficinas, sob a ameaça da enorme pá da retroescavadora, conseguimos alcançar a entrada. Uma brigada de assistentes operacionais carrega estantes, maquinetas, coisas avulsas que nem nós sabemos para que serviam. Mergulhamos nas oficinas de mecânica.

 

Foi assim o desafio lançado pela professora Cristina Reis:
Caríssimos,
As iniciativas são inúmeras, a propósito da Poesia, hoje. Circulam, hoje, no espaço (?) virtual. Esta é mais uma, via espaço virtual, hoje. Aceito troca, hoje ou depois!
O "Agora Nós" junta-se à iniciativa, publicando os textos enviados pelos professores que responderam ao desafio. Algumas das mensagens contêm links que poderão não estar ativos.

Com a devida vénia, e por sugestão da professora Rute Pinho, publicamos em “continuar” uma adaptação do livro digital “Agripino, o vírus da Gripe A”, de Maria de Jesus Sousa (Juca), com ilustração de Maria Guerreiro, originalmente editado em 2009 pela DGIDC, e agora adaptado ao combate ao Corona vírus. Segundo as autoras, as informações nele prestadas estão acordo com as informações do site do Serviço Nacional de Saúde (consultado em 8 de fevereiro 2020, 18h e 09 de março 2020, 18h) https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas infecciosas/novo coronavirus da china sec 21).

Hoje fui ao Carnaval das escolas. O tema deste ano era a Arte. A arte é assim a pintura, a música, a escultura, a literatura, que são os livros, e outras coisas de que não me lembro, ah e o teatro. Os artistas têm muita imaginação, por isso muitos têm barba e cabelo comprido e as mulheres que são artistas usam vestidos muito estranhos. Só o Picasso é que não tinha o cabelo comprido, porque era careca.

Decorreram, no passado dia 8 de novembro, as duas sessões de entrega de Diplomas de Conclusão de Curso do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), ambas realizadas no Auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na escola sede.

Realizaram-se, no passado dia 7 de novembro, as cerimónias de hastear a Bandeira Verde do Eco escolas, nos três edifícios do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Escola Básica do Parque, escola sede e no edifício "Serafim Leite 2", onde funciona o 2º ciclo e, provisoriamente, a Escola Básica de Fundo de Vila. Na escola sede hasteou-se também a bandeira relativa ao projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos. As cerimónias contaram com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Jorge Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia, Drª Helena Couto, vereadores e comunidade educativa.

O "Agora nós", jornal online do AESL, deseja, a todos os membros da comunidade educativa, votos de um bom ano letivo de 2019/20. Continuamos à disposição de todos para o envio de notícias e fotos de acontecimentos e atividades, relativos a todas as escolas, turmas e entidades enquadradas no nosso Agrupamento. Para o efeito, deverão enviar os materiais a publicar, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Equipa "Agora nós".

Durante o trabalho de preparação da edição da oferta formativa do AESL, a ser publicada nos jornais "Labor" e "O Regional", no dia 13 de junho, solicitamos a três antigos alunos da Serafim Leite que prestassem um depoimento sobre a sua frequência desta escola. Na impossibilidade de publicarmos esses depoimentos na íntegra, nos referidos jornais, aqui os publicamos, com um agradecimento pela disponibilidade que revelaram. A sua voz é o melhor testemunho do que é "ser Serafim". 

Os alunos Inês Ferreira, do 3º B, e Eduardo Dinis, do 3º A, ambos da EB do Parque, Beatriz Oliveira, e Carlos Andrade, do 12º A, da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite estão de parabéns, pois foram premiados no concurso “Poesia na corda”, tendo recebido, recentemente, os respetivos diplomas. Podem os nossos jovens poetas agradecer às suas musas, a inspiração que lhes concederam, no momento em que pegaram nas canetas. E, já agora, continuem a escrever poesia!

Como tem acontecido nos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite realizou, nos dias 4 e 5 de abril, os “Dias Abertos”. O objetivo principal desta realização é o de proporcionar aos alunos o contacto com múltiplas realidades pedagógicas, muitas vezes, diferentes daquelas com que contactam no dia a dia, estimulando uma visão mais abrangente do mundo que os rodeia. As atividades envolveram os docentes de todos os Departamentos Curriculares do Agrupamento e os alunos de todos os ciclos de ensino.

A crise política, económica, social que tem assolado certos países leva a que muitas famílias decidam sair para fugir à guerra, à fome, ao desemprego, à violência ou simplesmente para obterem melhores condições de vida.
Portugal é o destino de muitos desses migrantes que, consigo, trazem os filhos, crianças e jovens em idade escolar. Nessa medida, a Serafim Leite, enquanto escola amiga dos Direitos Humanos e respeitando o princípio da escola inclusiva, tem matriculados, no presente ano letivo, cerca de 16 alunos oriundos dos mais diversos países. Resultado: uma escola onde o multiculturalismo é a palavra de ordem!
Fica o testemunho de cada um. (Em "continuar")

Tem estado a decorrer, desde  dezembro, uma campanha de recolha de mantimentos para animais abandonados ou perdidos, promovida pela Ani-São João e o Rotaract. Na nossa Escola já foi feita a primeira recolha de produtos, cujo resultado pode ser observado na foto anexa. A todos os que já contribuíram, a organização apresenta o seu sincero agradecimento. A campanha continua até final de janeiro.

Decorreram, no passado dia 12 de outubro, as duas sessões de entrega de Diplomas de Conclusão de Curso e de Mérito, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), ambas realizadas na Casa da Criatividade. Os diplomas de mérito reconhecem o desempenho escolar excecional, ora pelas suas competências sociais, cívicas e humanas, ora pela sua participação ativa e proveitosa em projetos nutridos e abraçados pelo Agrupamento.

Por Diana Familiar -  Labor- 13 Setembro, 2018

“Parede cedeu numa das oficinas” e o arranjo poderá custar “milhares de euros”, contou a diretora ao labor.
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite começa mais um ano letivo dentro de poucos dias sem saber quando é que começa a requalificação do seu edifício que está a chegar aos 60 anos.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Fotografias da Matilde Bessa para o concurso

    Jul 24, 2020

    Fotografias da Matilde Bessa para o concurso A Matilde Bessa do 6.ºB também participa no concurso Fotografa Livros da Biblioteca. As fotos estão espetaculares! Boa, Matilde! Continua a olhar para os livros com esta imaginação! E se a imaginação é tão boa é porque também és uma[…]

    Read more...
  • Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers

    Jul 18, 2020

    Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers O Dinis Costa, o Pedro Bento e o Francisco Ferreira, do 5.º ano, os nossos médicos de leitura especialistas no problema “Não Saber as Coisas” sugerem a leitura do livro O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers.Segundo os nossos[…]

    Read more...
  • Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação

    Jul 17, 2020

    Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação O SNTL continua a trabalhar e a receit@r a leitura todos os dias para poder curar as maleitas que nos atingem. Desta vez, os alunos Diva, João e Soraia, do 5.ºA, preocupados com o problema da falta de solidariedade e[…]

    Read more...
  • O Caso do Misterioso Ladrão das Cores

    Jul 16, 2020

    O Caso do Misterioso Ladrão das Cores Parabéns aos Meninos Felizes da educadora Maria da Luz da EB1 de Fundo de Vila que participaram no concurso “Conta-nos uma história” e ganharam o 3.º lugar nas histórias em formato áudio com “O Caso do Misterioso Ladrão das Cores”.[…]

    Read more...
  • Marcar a Leitura com o 12B

    Jul 16, 2020

    Marcar a Leitura com o 12B Os livros são sempre bons companheiros e a leitura é sempre um momento de evasão prodigioso numa altura em que o desconfinamento ainda é um cenário a ter sob vigilância. Os alunos do 12.ºB criaram marcadores para, com muito estilo,[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • A Rita

    Jun 29, 2020

    Querida Serafim Leite,Acabou…Acabou o tempo de caminhar todos os dias pelo teu chão, o tempo de sentir a tua alegria por entre as paredes. Acabou o tempo de receber, dentro de ti, os melhores abraços e os mais sábios conselhos.[…]

    Read more...
  • Ainda as oficinas

    Jun 26, 2020

    Ainda as oficinas Foto da planta das novas oficinas e vista aérea de todo o espaço escolar.

    Read more...
  • O carnaval da Serafim Leite

    Jun 26, 2020

    O carnaval da Serafim Leite Desde o início a nossa escola tem participado no desfile do carnaval das escolas de S. João da Madeira. Seguem-se algumas imagens de 2003 para aperitivo do levantamento que está a ser feito. E veja-se como o Agora Nós, na[…]

    Read more...
  • Oficinas: evolução

    Jun 25, 2020

    Oficinas: evolução Estas três fotos ilustram a evolução de um espaço fundamental da Serafim leite.

    Read more...
  • Sempre a evoluir.

    Jun 24, 2020

    Sempre a evoluir. Duas imagens das oficinas do mesmo ângulo. A primeira foto, ainda não datável, ilustra as obras de melhoria das oficinas iniciais. A segunda, o projeto neste momento em construção.

    Read more...

Por aqui...

Temos 24 visitantes e 0 membros em linha