• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Serafim Leite na Assembleia da República

    Serafim Leite...

    «Novas tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens» Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»   Nos pretéritos dias 26 e 27 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o...
  • Olimpíadas da Rádio no Centro Cultural de Arronches (Alto Alentejo)

    Olimpíadas da...

    O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marcou, de novo, presença, no dia 06 de junho, na 4.ª edição das Olimpíadas da Rádio, nas quais participaram sete escolas finalistas. A viagem percorrida entre S. João da Madeira e Arronches, pelos alunos do...

EPE...

  • Uma visita ao Museu do Brincar

    Uma visita ao...

    No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …). O entusiasmo foi muito grande, pois as...

3.º CEB...

  • UNITY & DIVERSITY

    UNITY & DIVERSITY

    O auditório do Centro Multidisciplinar Interativo da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi palco de mais um PEBI Final Show, desta vez,...

1.º CEB...

  • Safari de Saberes no Zoo de Santo Inácio

    Safari de...

    Os alunos do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, viveram um dia bem preenchido de aventuras e descobertas, uma vez que estes pequenos exploradores tiveram a grande oportunidade de visitarem o Zoo de Santo Inácio, não deixando de mostrar o quão...

SEC...

  • AESL em destaque no Festival Nacional de Robótica e na European RoboCup Junior 2025

    AESL em...

    O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, após o notável desempenho alcançado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Mecatrónica, de Eletrónica,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marcou, de novo, presença, no dia 06 de junho, na 4.ª edição das Olimpíadas da Rádio, nas quais participaram sete escolas finalistas. A viagem percorrida entre S. João da Madeira e Arronches, pelos alunos do AESL, foi longa, mas animada e muito aprazível, contando com paisagens lindíssimas, sobretudo, na zona alentejana.

Os locutores serafinos – sete no total – eram provenientes das turmas dos 10.º A e 11.º A, os quais foram acompanhados pela professora Dina Sarabando.  As provas tiveram início às 15h00 e a apresentação esteve ao encargo de duas alunas locutoras da Rádio Miúdos, Luna Duarte (Santa Maria da Feira) e Carolina Pereira (Lisboa). Já os locutores que representaram o Agrupamento foram a Rita Oliveira (11.º A), o Guilherme Ferreira (11.º A), a Anaís Vasconcelos (10.º A) e o Afonso Tavares (10.º A). No papel de repórteres, estiveram os discentes Dinis Costa e Sofia Zara, do 10.º A, e Maria Silva, do 11.º A, que cumpriram, igualmente, o papel de claque de apoio.

A poesia continua a florescer no AESL

A poesia vive e respira pelos corredores da Serafim Leite. Discreta ou vibrante, manifesta-se nos muitos alunos que, desde tenra idade, descobrem o encanto de escrever e de se assumirem como poetas. E ainda bem que assim é, porque há tanto de libertador na arte de exprimir, em verso, aquilo que se guarda no íntimo de cada um. Por instantes, deixemos de lado a célebre tese de Fernando Pessoa, segundo a qual «o poeta é um fingidor» e abracemos, sem reservas, a autenticidade dos nossos jovens criadores que, mais uma vez, alcançaram um lugar no pódio deste concurso municipal. 

Assim, no âmbito desta iniciativa de expressão poética, “Poesia na Corda”, os nossos alunos, incentivados pelas professoras de Português/Expressa-te e pela Biblioteca Escolar, aceitaram o desafio de dar forma aos seus sentimentos, ideias e reflexões, compondo poemas sobre as mais diversas temáticas. E, desta forma, recebemos, com orgulho, a notícia de que sete alunos do Agrupamento tinham sido distinguidos, em diferentes escalões escolares, correspondentes à sua faixa etária, a saber:

- Poemas Criança (5-7 anos): Gabriel Lima Queiróz (3.º lugar);

- Poemas Gaiatos (8-10 anos): Guido Francisco Miguel Martins (1.º lugar);

- Poemas Por Miúdos (11-13 anos): Cauã Morbeck Poubel (1.º lugar) e Leonor Jácome Lima (3.º lugar);

- Juventude Primavera (14-16 anos): Tomás Silva Paiva de Sá (1.º lugar) e Francisco Correia Almeida Silva Pinho (3.º lugar);

- Juventude Navegadora (17-21 anos): Joana Costa Vieira Araújo (2.º lugar ex-aequo).

S. João da Madeira celebra diversidade cultural 

em Sessão de Acolhimento a Alunos Estrangeiros

S. João da Madeira, 21 de junho de 2025 – A Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory, no coração da cidade, encheu-se, na tarde deste dia, de música, cor e tradições do mundo numa calorosa sessão de acolhimento dedicada aos alunos estrangeiros que frequentam os agrupamentos escolares locais.

Assim, após o ensaio geral, que decorreu no período da manhã, a partir das 14h15, os convivas começaram a chegar, sendo recebidos com entusiasmo num ambiente que refletia o espírito de integração e partilha. A abertura oficial do evento aconteceu com uma animada arruada protagonizada pela Escola de Samba da Associação Recreativa e Cultural do Carnaval de Pindelo, que conseguiu brindar o público com uma atuação vibrante no palco. 

Seguiu-se o período de boas vindas, por parte dos apresentadores do evento - os representantes de cada um dos Agrupamentos, tendo o AESL sido representado pela Lúcia Rocha, que frequenta o 7.ºD, cujo país natal é a França. Ao longo do evento, foi acompanhada pelo Davi Bastos e pela Matilde Morais. 

Professores, educadoras, alunos, assistentes operacionais, pais e membros da Associação de Pais da Escola Básica do Parque marcharam com o coração cheio de orgulho e de tradição.

Cada passo e cada sorriso refletiram o verdadeiro espírito da nossa comunidade escolar — vida, participação e talento! E, para recorder este momento festivo, eis as quadras que acompanharam esta marcha inesquecível:

Somos filhos de Portugal,
Do Parque viemos marchar,
Com alegria no coração,
Prontos para encantar!

Na escola do nosso Parque,
Brilha a luz de Portugal,
Marchamos com esperança,
Num ritmo sem igual!

Obrigado a todos por fazerem parte desta festa tão especial. Um viva às marchas populares e à nossa tradição! Viva a nossa escola!

Marchas da EB do Parque, 18-06-2025

Na noite de 5 de junho, pelas 21h30, o átrio da Escola Dr. Serafim Leite transformou-se num ponto de encontro entre ciência, contemplação e consciencialização ambiental. A atividade "Observação Noturna – Dia Mundial do Ambiente" reuniu alunos e respetivas famílias numa experiência única de ligação ao universo e à Terra.

O principal objetivo da iniciativa foi despertar o interesse pela ciência, em particular pela Astronomia, ao mesmo tempo que se promove uma reflexão sobre o nosso papel no planeta. Ao olhar o céu estrelado, todos puderam sentir a vastidão do cosmos e a singularidade da nossa casa comum — um pequeno planeta azul, frágil e insubstituível.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a visualização detalhada da Lua através de um telescópio, que despertou o fascínio de todos os participantes. Um agradecimento especial ao professor Pedro Gual, cuja colaboração foi essencial para proporcionar esta observação inesquecível.

Agradecemos igualmente a todos os professores presentes, nomeadamente ao grupo de Física e Química, pelo empenho, dedicação e apoio à concretização desta atividade.

A noite proporcionou momentos de descoberta, admiração e partilha, reforçando a ideia de que não existe planeta B e que cada recurso natural deve ser valorizado. Foi, sem dúvida, uma celebração especial da ciência, da Terra e do ambiente que nos une.

No dia 14 de junho, teve lugar, no jardim do tribunal sanjoanense, em plena tarde de verão, a inédita inauguração da estátua de homenagem à jovem mártir Anne Frank, no nosso município, da autoria do escultor Leonel Moura, fruto da decisão dos jovens deputados da Assembleia Municipal Jovem, no mandato 2022’23, quando confrontados com o repto lançado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Esta foi uma forma de, tendo em conta os tempos atuais, se homenagear esta figura emblemática da História mundial, almejando, igualmente, promover a memória histórica e reforçar os valores da tolerância, da liberdade e dos direitos humanos, sobretudo, junto das gerações mais jovens.

A presença dos deputados da Assembleia Municipal Jovem (antigos e atuais) conferiu um simbolismo ainda especial ao momento, em que fomos agraciados pelas asas da liberdade de Anne Frank, sublinhando-se, desta feita, a importância do envolvimento cívico e da consciência social desde a juventude. 

Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL

 

1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia?

A minha professora, Dina Sarabando, na disciplina de Expressa-te, deu-nos a conhecer o concurso, uma vez que aborda a escrita criativa, e encorajou-nos a participar. Quando soube que o tema era a inclusão, senti logo vontade de escrever, porque é muito importante para mim e para a sociedade.

2. Quais eram as condições de participação?

Era necessário escrever um texto criativo — podia ser em prosa ou em poesia — que transmitisse uma mensagem de inclusão e diversidade. Tive liberdade total na forma de me expressar, o que me motivou ainda mais.

3. No que te inspiraste para escrever o teu texto?

Inspirei-me na ideia de que a escrita pode ser uma forma de unir as pessoas, de dar voz a todos, independentemente das suas diferenças. Quis mostrar que a inclusão é como um arco-íris: cada cor é diferente, mas, juntas, criam algo bonito e harmonioso.

No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este ano, o nosso Agrupamento assumiu o papel de Escola Embaixadora da Alemanha, tendo sido representado por cinco delegados — Rúben Marques (também porta-voz do grupo), Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira e Victória Cavalcante — e por uma jornalista, Ana Pereira e, nesse sentido, tiveram a honra de ser recebidos pelo Ministro Conselheiro (Assuntos Políticos) do país representante, Ludwig Blaurock.

Esta edição reuniu dezenas de escolas de todo o país, numa iniciativa que contou com a presença de estudantes, professores, diplomatas e especialistas em Ciência Política. A Cimeira proporcionou, na verdade, uma experiência relativamente ao funcionamento de uma Assembleia de Estados Democráticos, desafiando os participantes a refletir, a debater e a propor soluções concretas para um dos fenómenos mais comuns da atualidade: os movimentos migratórios, entre os possíveis desafios e oportunidades.

No passado dia 8 de maio, decorreram, na Biblioteca Escolar, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. Os alunos Lorena Lopes (1.º ciclo), Daniela Castro (2.º ciclo), Davi Lima (3.º ciclo), Leonor Maia e Isabelle Góes (Ensino Secundário) realizaram a referida prova e, desta feita, através das obras escolhidas, para o seu ciclo de estudo, conseguiram representar, brilhantemente, o nosso Agrupamento.

No entanto, após esta etapa, apenas as alunas do Ensino Secundário, Isabelle Góes (11.ºA) e Leonor Maia (11.º B), conseguiram passar à última fase do concurso, pelo que, no dia 14 de maio, deram mostras do seu conhecimento, em torno das obras escolhidas pelas próprias, através da prova de palco (leitura e argumentação), na Escola Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis).

Esta sessão da fase final do Concurso Interconcelhio de Leitura, na sua 2.ª edição, foi apresentada por dois alunos da escola anfitriã, a Íris e o João, contando com a presença de um júri convidado, todo no feminino, e de outras personalidades representativas do concelho.

Mostrando a profundidade da leitura dos livros «Como se fôssemos vilões?», de M. L. Rio (Isabelle), e «Caruncho», de Layla Martínez (Leonor), ambas souberam revelar a importância do livro pelo qual optaram, para este concurso, sabendo transmitir, igualmente, as maiores lições que conseguiram decifrar, a partir da leitura dos mesmos, confessando o que mais as seduziu nas páginas devoradas, podendo, assim, mostrar os seus conhecimentos, sonhos, desejos e interpretações proporcionados pela leitura.

Prestadas todas as provas, chegava o momento da decisão final: sim, a Serafim Leite trouxe, para «casa», mais um troféu – um meritório 3.º lugar, no escalão respeitante ao Ensino Secundário.

Não podemos esquecer que esta iniciativa superou as expectativas do ano letivo transato, tendo envolvido cerca de 10.500 alunos, com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, envolvendo os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra.

Assistimos, sem dúvida, nesta tarde promissora, entre sorrisos e nervos, alegrias e tristezas, a uma verdade revolução de leituras «fora da caixa», ao «gosto do freguês»!

Parabéns a todos os envolvidos! Para o ano, a leitura continuará, com certeza!...

No passado dia 07 de maio, os deputados municipais do AESL (Diogo Pestana, Pedro Gomes, Daniela Castro, Gabriel Ribeiro, Andreia Castro, Mariana Martins, Gabriela Castro e Rúben Marques) deslocaram-se ao Fórum Municipal, para a última sessão do ano letivo e do mandato, envergando o seu papel de políticos. Assim, na sequência do Período Antes da Ordem do Dia, os jovens deputados colocaram questões de interesse geral, para a urbe, ao Presidente da Câmara Municipal. Contudo, antes de lançar a sua primeira questão, o deputado Rúben Marques, o primeiro a intervir, que assumiu, ao longo de todo o mandato, a função de representante dos jovens municipais, agradeceu todo o promissor trabalho desenvolvido ao longo do ano. Posto isto, o Dr. Jorge Sequeira recebeu, então, as seguintes demandas:

  1. A economia debilitada do comércio local e das PME que enfrentam os grandes centros comerciais (Rúben Marques).

  2. As necessárias estratégias de marketing territorial, de forma a dinamizar o turismo local (Rúben Marques).

  3. A inexistência de um parque infantil no Parque do Rio Ul (Mariana Martins).

  4. Estabelecimento de um acordo mais justo entre o Hospital de S. João da Madeira e o de Santa Maria da Feira, reforçando, assim, os serviços do primeiro e atenuando a sua dependência em relação a outros centros hospitalares (Daniela Castro).

  5. A necessária aplicação de lombas redutoras de velocidade, por exemplo, junto ao Pingo Doce da Praça (Daniela Castro).

  6. A instalação de zonas de carregamento para telemóveis e equipamentos pessoais, assim como DEA, alimentados por energia solar (Andreia Castro).

  7. Falta de sinalização do canil Ani S. João (Gabriel Ribeiro).

No âmbito das celebrações do 25 de Abril de 2025, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «25 de Abril e os (bis)avós».

Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 107 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar até 1974.

Este ano, foram diversos os prémios alcançados pelos alunos da Serafim Leite: Pedro Dantas (4.ºB_Parque, 1.º ciclo, 1.º lugar), Eric Piragauta (6.º B, 2.º ciclo, 1.º lugar), Maria Miguel Gouveia e Maria Portela (7.ºA, 3.º ciclo, 1.º lugar), Gabriela Pinto (7.ºA, 3.º ciclo, Menção Honrosa), Tomás Sá (11.ºA, Ensino Secundário, 1.º lugar) e Enzo Gomes (11.º A, Ensino Secundário, Menção Honrosa). Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade, no nosso país, por longos tempos!

E, como fruto da longa tradição da comemoração do grande Dia da Liberdade, no nosso Agrupamento e no nosso município, os trabalhos foram apresentados, sob a forma de reportagem videográfica, editada pelo jornal escolar «Agora Nós», e serão, igualmente, expostos, de forma física, na Biblioteca Escolar. É tão bom apreciarmos o talento das nossas crianças e jovens e, sobretudo, levá-los a refletir em torno das conquistas do povo português. Afinal, é a sua voz... a voz que reflete as memórias do passado e que as espalha no presente e no futuro.

Homenagem aos heróis de Abril de 1974

Mais um ano se passou e o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença nas atividades do projeto “Celebrar Abril”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira. Esta iniciativa, mais uma vez, procurou, de forma criativa, divulgar os ideais da Revolução dos Cravos, que este ano celebrou o seu 51.º aniversário, no Bairro do Poder Local.

A celebração, num espaço dominado pelo mural em homenagem ao capitão de Abril, Salgueiro Maia, foi um verdadeiro sucesso, repleto de momentos de poesia, política, música e teatro. Assim, os alunos do 4.º ao 12.º anos, a partir da coordenação da professora Dina Sarabando, mostraram os seus talentos em vários palcos: no púlpito, no chaimite e na rua do bairro.

Mantendo a tradição, o AESL apresentou a peça «Vozes de Abril – O Sonho da Liberdade», que fez ecoar as palavras REVOLUÇÃO, LIBERDADE, OPRESSÃO, MEMÓRIA, FUTURO e ESPERANÇA, cuja mensagem teve o seu auge com a voz hilariante da aluna Rita Almeida que entoou «Grândola, Vila Morena», um dos símbolos de Abril.

A nossa participação foi também destacada pelo discurso, no Dia da Liberdade, do representante da Assembleia Municipal Jovem, o aluno Rúben Marques, que soube, de forma exímia, transmitir a sua mensagem em torno das conquistas de Abril e o presente e futuro da nação. Ademais, a cerimónia primou, ainda, pela entrega dos prémios do concurso «Cartazes do 25 de Abril», aos sete vencedores do Agrupamento, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário.

Um agradecimento especial a todos os envolvidos que, mais uma vez, tornaram possível esta iniciativa tão significativa para todos os portugueses e, particularmente, os sanjoanenses.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL