• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • “Sentir Erasmus+”: um encontro de vivências além-fronteiras

    “Sentir...

    No dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, palco de um exercício de disseminação de experiências “Erasmus+”, através do evento “Sentir Erasmus+”, que culminou numa manhã de partilhas, na qual imperou a...
  • Partilha e diversão no Dia do Agrupamento

    Partilha e...

    Na manhã do dia 09 de julho, o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite reuniu-se para mais um “Dia do Agrupamento”, num ambiente de celebração e de convívio que teve como palco o Centro Multidisciplinar Interativo. O programa...

EPE...

  • Uma visita ao Museu do Brincar

    Uma visita ao...

    No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …). O entusiasmo foi muito grande, pois as...

3.º CEB...

  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

No dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, palco de um exercício de disseminação de experiências “Erasmus+”, através do evento “Sentir Erasmus+”, que culminou numa manhã de partilhas, na qual imperou a celebração da interculturalidade.

Assim, o Centro Multidisciplinar Interativo acolheu os múltiplos testemunhos, carregados de aprendizagens transformadas em emoção, que nos fizeram viajar por diversos e apelativos mundos, de cujas vivências não se descolaram os olhares atentos de um público (interno e externo) que se deixou contagiar pelas inúmeras aventuras relatadas.

Após o “check-in” habitual, esta sessão de partilha teve o seu início por volta das 9h30, com um momento musical, protagonizado por Duarte Pádua, um ex-aluno do AESL, cujas músicas evocaram sentimentos que brotam aquando destas experiências por outros mundos, como ele tão bem conheceu na primeira pessoa. Seguiu-se o momento de abertura oficial do evento, com as intervenções da Coordenadora do projeto, Diana Pádua, da Diretora do Agrupamento, Helena Resende, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

A manhã prosseguiu com uma sequência bastante enriquecedora de apresentações de mobilidades, experiências pedagógicas e testemunhos de professores e alunos que participaram nos diversos projetos europeus, como o “FORA Erasmus” (da alçada da Câmara Municipal), a Acreditação VET (para o Ensino e Formação Profissional), o GIVET-SMART — Parceria de Cooperação e as iniciativas em prol da Educação de Adultos (KAT e Acreditação KA120), a cargo do Centro Qualifica do AESL. Enriqueceram, ainda, esta manhã tão europeia, mais dois projetos de inovação pedagógica: “Sharing to Inspire - Best Practices and Experiences from the CLIL & EU Course” e “Integrating Al in the Classroom with Critical Thinking”.

Mais do que uma sessão (in)formativa, “Sentir Erasmus+” foi um convite a abraçar o mundo, a aprender mais e a reconhecer o papel transformador da educação através de outras línguas, outras culturas e outros saberes.

Na manhã do dia 09 de julho, o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite reuniu-se para mais um “Dia do Agrupamento”, num ambiente de celebração e de convívio que teve como palco o Centro Multidisciplinar Interativo.

O programa contou com a reposição da peça "Deschapelada", brilhantemente interpretada pelo grupo teatral “Troupe”, que nos fez viajar para os costumes sanjoanenses, em tempos mais remotos, a partir do desaparecimento de um… chapéu. Este espetáculo, que contou com a participação do público, arrancou imensos sorrisos e boas gargalhadas.

Após uma breve pausa, foram entrando, paulatinamente, os inúmeros elementos do grupo “Intermitências”, que nasceu, recentemente, no AESL, revelando um "Portugal à Vista", um verdadeiro mergulho teatral nas tendências veraneantes do povo português. Esta experiência foi um verdadeiro desfile de personagens típicas portuguesas que, todos os anos, enchem as praias nacionais, à qual não faltaram o humor, a crítica social e a expressividade artística.

Deste modo, ambas as atuações revelaram não só o talento e a dedicação de todos os intervenientes, como permitiu um ambiente descontraído e participativo.

No final desta manhã cultural, seguiu-se o tão aguardado almoço - convívio, para regozijo de todos os presentes que encheram a cantina do AESL, neste dia que manteve viva a tradição serafina, num espírito de cooperação, celebração e boa disposição.

Que venha o próximo ano letivo e, com ele, novas oportunidades para reinventar este encontro que foi, mais uma vez, tão especial!

Um prémio de cidadania, novas descobertas e convivência 

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto inovador que conta, já, com sete edições repletas de ideias, entusiasmo e espírito cívico. Ao longo dos anos, tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa ímpar em S. João da Madeira, envolvendo alunos do 4.º ao 12.º anos das escolas do concelho, com o objetivo de promover a participação ativa, o pensamento crítico e o gosto pela política.

Como recompensa pelo empenho demonstrado nas várias etapas e sessões realizadas, ao longo do ano letivo, os jovens deputados e os seus coordenadores participaram, nos dias 2 e 3 de julho, numa viagem a Lisboa, Peniche, Leiria e Cabanas de Viriato. A comitiva contou, também, com representantes da Autarquia. 

O AESL destacou-se, mais uma vez, ao nível nacional, com um projeto inovador, na categoria do Ensino Secundário, o “Desafi'Arte”, uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Os protagonistas deste repto foram os alunos do 11.º G, do Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica, e do 12.º E, do Curso Profissional de Mecatrónica, a partir do trabalho "Veneza em Festa: celebrando a cultura, protegendo o Futuro!", cuja cerimónia de apresentação dos projetos selecionados decorreu no dia 28 de abril, em Lisboa, um momento memorável para alunos, docentes, professores bibliotecários e demais elementos da comunidade educativa. 

Deste modo, inspirados pela urgência da ação climática, os alunos desenvolveram, com o apoio dos professores envolvidos e da Biblioteca Escolar, soluções tecnológicas capazes de prevenir inundações e de tornar potável a água de canais e cisternas, aplicáveis não só a Veneza, mas também a outros territórios vulneráveis. Assim, combinando saberes inerentes a Eletrónica, Informática, Artes e Área de Integração, aliados a um intenso espírito criativo, a equipa serafina concebeu um sistema de sensores passível de detetar e de informar, em tempo real, as alterações nos níveis da água, contribuindo, desta feita, para a segurança do território, prevenindo a subida das águas. A mesma desenvolveu, ainda, dispositivos de dessalinização capazes de transformar a água das cisternas em potável, reforçando, assim, a componente sustentável do projeto. 

Este prémio constituiu não apenas um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Serafim Leite, mas também um incentivo ao envolvimento dos jovens em causas globais, através da educação, da ciência e da arte. 

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marcou, de novo, presença, no dia 06 de junho, na 4.ª edição das Olimpíadas da Rádio, nas quais participaram sete escolas finalistas. A viagem percorrida entre S. João da Madeira e Arronches, pelos alunos do AESL, foi longa, mas animada e muito aprazível, contando com paisagens lindíssimas, sobretudo, na zona alentejana.

Os locutores serafinos – sete no total – eram provenientes das turmas dos 10.º A e 11.º A, os quais foram acompanhados pela professora Dina Sarabando.  As provas tiveram início às 15h00 e a apresentação esteve ao encargo de duas alunas locutoras da Rádio Miúdos, Luna Duarte (Santa Maria da Feira) e Carolina Pereira (Lisboa). Já os locutores que representaram o Agrupamento foram a Rita Oliveira (11.º A), o Guilherme Ferreira (11.º A), a Anaís Vasconcelos (10.º A) e o Afonso Tavares (10.º A). No papel de repórteres, estiveram os discentes Dinis Costa e Sofia Zara, do 10.º A, e Maria Silva, do 11.º A, que cumpriram, igualmente, o papel de claque de apoio.

A poesia continua a florescer no AESL

A poesia vive e respira pelos corredores da Serafim Leite. Discreta ou vibrante, manifesta-se nos muitos alunos que, desde tenra idade, descobrem o encanto de escrever e de se assumirem como poetas. E ainda bem que assim é, porque há tanto de libertador na arte de exprimir, em verso, aquilo que se guarda no íntimo de cada um. Por instantes, deixemos de lado a célebre tese de Fernando Pessoa, segundo a qual «o poeta é um fingidor» e abracemos, sem reservas, a autenticidade dos nossos jovens criadores que, mais uma vez, alcançaram um lugar no pódio deste concurso municipal. 

Assim, no âmbito desta iniciativa de expressão poética, “Poesia na Corda”, os nossos alunos, incentivados pelas professoras de Português/Expressa-te e pela Biblioteca Escolar, aceitaram o desafio de dar forma aos seus sentimentos, ideias e reflexões, compondo poemas sobre as mais diversas temáticas. E, desta forma, recebemos, com orgulho, a notícia de que sete alunos do Agrupamento tinham sido distinguidos, em diferentes escalões escolares, correspondentes à sua faixa etária, a saber:

- Poemas Criança (5-7 anos): Gabriel Lima Queiróz (3.º lugar);

- Poemas Gaiatos (8-10 anos): Guido Francisco Miguel Martins (1.º lugar);

- Poemas Por Miúdos (11-13 anos): Cauã Morbeck Poubel (1.º lugar) e Leonor Jácome Lima (3.º lugar);

- Juventude Primavera (14-16 anos): Tomás Silva Paiva de Sá (1.º lugar) e Francisco Correia Almeida Silva Pinho (3.º lugar);

- Juventude Navegadora (17-21 anos): Joana Costa Vieira Araújo (2.º lugar ex-aequo).

S. João da Madeira celebra diversidade cultural 

em Sessão de Acolhimento a Alunos Estrangeiros

S. João da Madeira, 21 de junho de 2025 – A Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory, no coração da cidade, encheu-se, na tarde deste dia, de música, cor e tradições do mundo numa calorosa sessão de acolhimento dedicada aos alunos estrangeiros que frequentam os agrupamentos escolares locais.

Assim, após o ensaio geral, que decorreu no período da manhã, a partir das 14h15, os convivas começaram a chegar, sendo recebidos com entusiasmo num ambiente que refletia o espírito de integração e partilha. A abertura oficial do evento aconteceu com uma animada arruada protagonizada pela Escola de Samba da Associação Recreativa e Cultural do Carnaval de Pindelo, que conseguiu brindar o público com uma atuação vibrante no palco. 

Seguiu-se o período de boas vindas, por parte dos apresentadores do evento - os representantes de cada um dos Agrupamentos, tendo o AESL sido representado pela Lúcia Rocha, que frequenta o 7.ºD, cujo país natal é a França. Ao longo do evento, foi acompanhada pelo Davi Bastos e pela Matilde Morais. 

Professores, educadoras, alunos, assistentes operacionais, pais e membros da Associação de Pais da Escola Básica do Parque marcharam com o coração cheio de orgulho e de tradição.

Cada passo e cada sorriso refletiram o verdadeiro espírito da nossa comunidade escolar — vida, participação e talento! E, para recorder este momento festivo, eis as quadras que acompanharam esta marcha inesquecível:

Somos filhos de Portugal,
Do Parque viemos marchar,
Com alegria no coração,
Prontos para encantar!

Na escola do nosso Parque,
Brilha a luz de Portugal,
Marchamos com esperança,
Num ritmo sem igual!

Obrigado a todos por fazerem parte desta festa tão especial. Um viva às marchas populares e à nossa tradição! Viva a nossa escola!

Marchas da EB do Parque, 18-06-2025

Na noite de 5 de junho, pelas 21h30, o átrio da Escola Dr. Serafim Leite transformou-se num ponto de encontro entre ciência, contemplação e consciencialização ambiental. A atividade "Observação Noturna – Dia Mundial do Ambiente" reuniu alunos e respetivas famílias numa experiência única de ligação ao universo e à Terra.

O principal objetivo da iniciativa foi despertar o interesse pela ciência, em particular pela Astronomia, ao mesmo tempo que se promove uma reflexão sobre o nosso papel no planeta. Ao olhar o céu estrelado, todos puderam sentir a vastidão do cosmos e a singularidade da nossa casa comum — um pequeno planeta azul, frágil e insubstituível.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a visualização detalhada da Lua através de um telescópio, que despertou o fascínio de todos os participantes. Um agradecimento especial ao professor Pedro Gual, cuja colaboração foi essencial para proporcionar esta observação inesquecível.

Agradecemos igualmente a todos os professores presentes, nomeadamente ao grupo de Física e Química, pelo empenho, dedicação e apoio à concretização desta atividade.

A noite proporcionou momentos de descoberta, admiração e partilha, reforçando a ideia de que não existe planeta B e que cada recurso natural deve ser valorizado. Foi, sem dúvida, uma celebração especial da ciência, da Terra e do ambiente que nos une.

No dia 14 de junho, teve lugar, no jardim do tribunal sanjoanense, em plena tarde de verão, a inédita inauguração da estátua de homenagem à jovem mártir Anne Frank, no nosso município, da autoria do escultor Leonel Moura, fruto da decisão dos jovens deputados da Assembleia Municipal Jovem, no mandato 2022’23, quando confrontados com o repto lançado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Esta foi uma forma de, tendo em conta os tempos atuais, se homenagear esta figura emblemática da História mundial, almejando, igualmente, promover a memória histórica e reforçar os valores da tolerância, da liberdade e dos direitos humanos, sobretudo, junto das gerações mais jovens.

A presença dos deputados da Assembleia Municipal Jovem (antigos e atuais) conferiu um simbolismo ainda especial ao momento, em que fomos agraciados pelas asas da liberdade de Anne Frank, sublinhando-se, desta feita, a importância do envolvimento cívico e da consciência social desde a juventude. 

Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL

 

1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia?

A minha professora, Dina Sarabando, na disciplina de Expressa-te, deu-nos a conhecer o concurso, uma vez que aborda a escrita criativa, e encorajou-nos a participar. Quando soube que o tema era a inclusão, senti logo vontade de escrever, porque é muito importante para mim e para a sociedade.

2. Quais eram as condições de participação?

Era necessário escrever um texto criativo — podia ser em prosa ou em poesia — que transmitisse uma mensagem de inclusão e diversidade. Tive liberdade total na forma de me expressar, o que me motivou ainda mais.

3. No que te inspiraste para escrever o teu texto?

Inspirei-me na ideia de que a escrita pode ser uma forma de unir as pessoas, de dar voz a todos, independentemente das suas diferenças. Quis mostrar que a inclusão é como um arco-íris: cada cor é diferente, mas, juntas, criam algo bonito e harmonioso.

No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este ano, o nosso Agrupamento assumiu o papel de Escola Embaixadora da Alemanha, tendo sido representado por cinco delegados — Rúben Marques (também porta-voz do grupo), Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira e Victória Cavalcante — e por uma jornalista, Ana Pereira e, nesse sentido, tiveram a honra de ser recebidos pelo Ministro Conselheiro (Assuntos Políticos) do país representante, Ludwig Blaurock.

Esta edição reuniu dezenas de escolas de todo o país, numa iniciativa que contou com a presença de estudantes, professores, diplomatas e especialistas em Ciência Política. A Cimeira proporcionou, na verdade, uma experiência relativamente ao funcionamento de uma Assembleia de Estados Democráticos, desafiando os participantes a refletir, a debater e a propor soluções concretas para um dos fenómenos mais comuns da atualidade: os movimentos migratórios, entre os possíveis desafios e oportunidades.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL