• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • AESL marca presença na final do Concurso Interconcelhio de Leitura

    AESL marca...

    No passado dia 8 de maio, decorreram, na Biblioteca Escolar, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. Os alunos Lorena Lopes (1.º ciclo), Daniela Castro (2.º ciclo), Davi Lima (3.º ciclo), Leonor Maia e...
  • A última sessão da Assembleia Municipal Jovem (2024’25)

    A última sessão...

    No passado dia 07 de maio, os deputados municipais do AESL (Diogo Pestana, Pedro Gomes, Daniela Castro, Gabriel Ribeiro, Andreia Castro, Mariana Martins, Gabriela Castro e Rúben Marques) deslocaram-se ao Fórum Municipal, para a última sessão do ano...

EPE...

  • O Dia do Pai no Jardim de Infância do Parque

    O Dia do Pai no...

       O Dia do Pai foi vivenciado, no Jardim de Infância do Parque, através de histórias, conversas emotivas e animadas em torno de episódios entre pais e filhos, essa figura tão importante na nossa vida.          Em diálogo, combinaram-se as lembranças que as...

3.º CEB...

  • O AESL celebrou o Dia da Europa com exposição e quiz europeu

    O AESL celebrou...

    No dia 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o Dia da Europa com uma exposição comemorativa que reuniu trabalhos...

1.º CEB...

  • Família é onde mora o amor

    Família é onde...

    Família é onde mora o amor   A minha casa é o meu lugar, Onde gosto de brincar. A Família junta é diversão, É amor, é paz, é união! A Família é tudo o que eu mais quero, É o meu tesouro mais sincero. Na nossa casa, com muito amor, Somos força com...

SEC...

  •  Visita de Estudo à Sanjotec – uma Experiência Inovadora!

    Visita de...

         Os alunos da turma do 12.ºF, acompanhados pelo professor José Paulo Sá e pelo Diretor de Curso, o professor José Jesus, tiveram a oportunidade de...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Para a realização deste trabalho, não foi usada a IA Generativa, mas, de seguida, daremos um exemplo de uma interação com a mesma:

chatDecretoIA.png

 Ao analisarmos a resposta da IA, verificámos que poderia faltar alguma informação. Então, decidimos ir procurar e comparar com outros dados da Internet. 

decretoIA

 

Informação retirada do Bom Condutor: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#1

Conclusão do uso da IA:

A partir deste exemplo, conseguimos reparar que a IA sumariza bastante o conteúdo devido à falta de instruções na pergunta realizada, o que, embora seja mais rápido de obter, nem sempre corresponde ao pedido e pode levar a erros.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL