• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • “Sentir Erasmus+”: um encontro de vivências além-fronteiras

    “Sentir...

    No dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, palco de um exercício de disseminação de experiências “Erasmus+”, através do evento “Sentir Erasmus+”, que culminou numa manhã de partilhas, na qual imperou a...
  • Partilha e diversão no Dia do Agrupamento

    Partilha e...

    Na manhã do dia 09 de julho, o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite reuniu-se para mais um “Dia do Agrupamento”, num ambiente de celebração e de convívio que teve como palco o Centro Multidisciplinar Interativo. O programa...

EPE...

  • Uma visita ao Museu do Brincar

    Uma visita ao...

    No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …). O entusiasmo foi muito grande, pois as...

3.º CEB...

  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Para a realização deste trabalho, não foi usada a IA Generativa, mas, de seguida, daremos um exemplo de uma interação com a mesma:

chatDecretoIA.png

 Ao analisarmos a resposta da IA, verificámos que poderia faltar alguma informação. Então, decidimos ir procurar e comparar com outros dados da Internet. 

decretoIA

 

Informação retirada do Bom Condutor: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#1

Conclusão do uso da IA:

A partir deste exemplo, conseguimos reparar que a IA sumariza bastante o conteúdo devido à falta de instruções na pergunta realizada, o que, embora seja mais rápido de obter, nem sempre corresponde ao pedido e pode levar a erros.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL