• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Educação sem fronteiras

    Educação sem...

         Nos dias 20 e 21 de março, a professora Clara Alves, docente das disciplinas de Inglês e de Área de Integração, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Educators Event 2025, um prestigiado encontro de educadores realizado no...
  • Energia poupa energia… dá mais ao planeta!

    Energia poupa...

         No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo...

EPE...

  • O Dia do Pai no Jardim de Infância do Parque

    O Dia do Pai no...

       O Dia do Pai foi vivenciado, no Jardim de Infância do Parque, através de histórias, conversas emotivas e animadas em torno de episódios entre pais e filhos, essa figura tão importante na nossa vida.          Em diálogo, combinaram-se as lembranças que as...

3.º CEB...

  • Alunos do 8.º ano assistem ao filme

    Alunos do 8.º...

    Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia...

1.º CEB...

  • Uma sementeira na Escola EB1 de Fundo de Vila

    Uma sementeira...

    Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da...

SEC...

  • Uma viagem ao passado da indústria chapeleira!

    Uma viagem ao...

    No dia 7 de março, os alunos do 12.ºF, dos cursos de TEAC e TGPSI, acompanhados pelas professoras de Português e de Área de Integração, Ana...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Para a realização deste trabalho, não foi usada a IA Generativa, mas, de seguida, daremos um exemplo de uma interação com a mesma:

chatDecretoIA.png

 Ao analisarmos a resposta da IA, verificámos que poderia faltar alguma informação. Então, decidimos ir procurar e comparar com outros dados da Internet. 

decretoIA

 

Informação retirada do Bom Condutor: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#1

Conclusão do uso da IA:

A partir deste exemplo, conseguimos reparar que a IA sumariza bastante o conteúdo devido à falta de instruções na pergunta realizada, o que, embora seja mais rápido de obter, nem sempre corresponde ao pedido e pode levar a erros.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL