• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Alunos da Serafim Leite mantêm forte tradição solidária

    Alunos da...

    A campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, realizada nos passados dias 29 e 30 de novembro, voltou a contar com uma forte mobilização de estudantes do AESL. Assim, mais de 60 alunos participaram como voluntários, na recolha...
  • Erasmus+ TTME – Time to Transform with Modern Education  Mobilidade à Sicília – Itália

    Erasmus+ TTME –...

    De 9 a 15 de novembro, um grupo de quatro alunos do 9.º ano e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram na primeira mobilidade do programa Erasmus+, TTME – Time to Transform with Modern Education, que decorreu em...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • «Luz: Fonte de Informação»

    «Luz: Fonte de...

    No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do Ensino Básico (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Atividade “100% Resíduos” na nossa escola!

    Atividade “100%...

    Os alunos da Escola Básica do Parque participaram na atividade “100% Resíduos”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, em parceria com a Mestre em Engenharia do Ambiente, Mónica Gaspar.
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Celebração do Dia Mundial da Filosofia – Pensar é o maior ato de Liberdade

    Celebração do...

    No passado dia 20 de novembro, a nossa escola celebrou o Dia Mundial da Filosofia, dinamizando uma exposição criativa e promovendo a circulação dos alunos...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Para a realização deste trabalho, não foi usada a IA Generativa, mas, de seguida, daremos um exemplo de uma interação com a mesma:

chatDecretoIA.png

 Ao analisarmos a resposta da IA, verificámos que poderia faltar alguma informação. Então, decidimos ir procurar e comparar com outros dados da Internet. 

decretoIA

 

Informação retirada do Bom Condutor: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#1

Conclusão do uso da IA:

A partir deste exemplo, conseguimos reparar que a IA sumariza bastante o conteúdo devido à falta de instruções na pergunta realizada, o que, embora seja mais rápido de obter, nem sempre corresponde ao pedido e pode levar a erros.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Entrevista à atual Presidente da Associação de Estudantes

    Entrevista à atual Presidente da...

    Eu sou a Catarina Cruz, do 12.º D e represento o Clube de Jovens Repórteres. Hoje, tenho comigo a atual Presidente da Associação de Estudantes do nosso Agrupamento, Mariana Martins, do 12.º A. Na assunção deste novo papel, na sua vida, vamos conversar sobre o seu percurso, o que a motivou a...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL