• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • O Universo mais perto de nós

    O Universo mais...

    O Planetário veio à escola! No dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu uma visita muito especial: o planetário itinerante do Centro de Ciência Viva do Planetário do Porto. A atividade, promovida pelo grupo de professores de Física e Química, foi...
  • “Vozes do silêncio”

    “Vozes do...

    O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no dia 8 de dezembro, com a sua participação na Gala do “+ D”, com o objetivo de promover uma mensagem sobre diversidade,...

EPE...

  • As brincadeiras no Pré-Escolar

    As brincadeiras...

      O brincar é a forma mais completa e saudável da criança se desenvolver e expres sar. Assim, as crianças exploram e adquirem aprendizagens tanto sobre o mundo que as rodeiam como sobre elas próprias. O espaço exterior é um local privilegiado para a...

3.º CEB...

  • «Best in English» - 2024

    «Best in...

      No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional...

1.º CEB...

  • Vozes do silêncio

    Vozes do silêncio

    No dia 8 de dezembro, alguns alunos do 4.ºA e B, da Escola Básica do Parque, participaram na Gala do “+D, na Casa da Criatividade, em representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, como forma de assinalar o ”Dia Internacional das...

SEC...

  • FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR NO AESL

    FEIRA DE...

    Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dinamizou uma Feira de orientação profissional, direcionada, igualmente, para o Ensino...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Natal do Ensino Recorrente

    Natal do Ensino...

    Uma Celebração da Diversidade Cultural Ensino Recorrente (AESL) Na noite do dia 18 de dezembro, sob a organização da Associação de Estudantes e da...

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Para a realização deste trabalho, não foi usada a IA Generativa, mas, de seguida, daremos um exemplo de uma interação com a mesma:

chatDecretoIA.png

 Ao analisarmos a resposta da IA, verificámos que poderia faltar alguma informação. Então, decidimos ir procurar e comparar com outros dados da Internet. 

decretoIA

 

Informação retirada do Bom Condutor: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#1

Conclusão do uso da IA:

A partir deste exemplo, conseguimos reparar que a IA sumariza bastante o conteúdo devido à falta de instruções na pergunta realizada, o que, embora seja mais rápido de obter, nem sempre corresponde ao pedido e pode levar a erros.


Crónicas

Jovens Repórteres

  • Outubro Rosa: um mês de consciência e esperança na luta contra o cancro da mama

    Outubro Rosa: um mês de consciência e...

    Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL