No âmbito do projeto nacional de ilustração, “A(r)riscar”, dinamizado pela Ajudaris, subordinado ao tema «Lendas e Tradições», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, ainda no ano letivo 2023’24, tendo dois dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1143, no Ensino Secundário: Daniel Ferreira (o melhor trabalho nacional, segundo os cerca de 70 jurados, ao nível do 11.º ano) e Maria Flor Costa (o melhor trabalho do Ensino Secundário, segundo os votos do público). 

Novos ventos sopram no AESL, na medida em foram eleitos, nos últimos dias, os mais recentes representantes dos Alunos para o órgão máximo da nossa Escola, o Conselho Geral. Apenas se candidatou uma única lista, a S, que obteve 291 votos, num universo de 417.

Desta feita, Mariana Martins (11.ºA) e Rúben Marques (12.ºC) assumirão essa responsabilidade, enquanto conselheiros efetivos, ao passo que os alunos Tomás Sá (11.º A) e Sara Sousa (11.º C) são os representantes suplentes.

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a refletir e a apresentar os seus relatos de vida saudáveis. Em articulação com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, experimentaram e aprenderam sobre a quantidade de açúcar presente em determinados alimentos do quotidiano.

Através de um processo de criação e experimentação, conceberam objetos associados a estilos de vida saudável, num contexto bilingue. O produto final resultou num painel coletivo concebido com imaginação e criatividade!

3.ºA EB do Parque

Teachers Carla Paiva e Joana Carvalho

Alunos do 1.º A da Escola Básica do Parque

A turma do 1.º ano, turma A, participou numa atividade prática e divertida: a criação de sabonetes perfumados, na sala de laboratório da Escola Básica do Parque. Sob a orientação da Professora Guida, do Projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, e com a colaboração da Professora Marisela, os alunos puderam aprender, de forma lúdica, sobre os processos de fabricação artesanal e a importância da higiene pessoal e do autocuidado.

Mais um desafio BEBRAS (2024’25)

Nas semanas de 4 a 12 de novembro, os alunos do AESL participaram em mais um desafio Bebras. Assim, do 3.º ao 12.º anos, cerca de 700 alunos foram desafiados a pensar de forma crítica, criativa e lógica, para conseguirem resolver cada um dos problemas apresentados. 

No dia 20 de novembro, os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos celebraram o Dia Internacional dos Direitos da Criança, um momento importante para refletirmos sobre a importância de garantir que todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.

Os alunos das referidas turmas construíram, assim, o seu “Estendal dos Direitos”, de uma forma lúdica e visual, capaz de os envolver na discussão sobre o tema. A consciencialização em torno dos direitos da criança, nas escolas, é fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário, formando, deste modo, cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.

No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país.

Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S. Martinho, na Escola Básica do Parque, através de atividades que envolveram a degustação de castanhas assadas, típicas desta época, circunstância que foi acompanhada de música, danças e um suminho. Além disso, as aulas foram dedicadas à aprendizagem da lenda de S. Martinho, conhecido pela sua generosidade e bondade.

Foi um dia alegre que permitiu a promoção da união e do respeito pelas tradições. 

Um Projeto de Generosidade, Descoberta e Tradição

Antecipando as comemorações do Dia de São Martinho, os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque embarcaram numa jornada de descobertas com o projeto "São Martinho: o que Sabíamos e o que Aprendemos". Com foco no significado dessa data, este projeto tem como objetivo ensinar aos alunos o significado dessa tradição popular, promover o entendimento da generosidade e fortalecer a importância de valores como a partilha e a empatia para com o outro.

Autumn: 3.º A da Escola Básica do Parque

No âmbito do programa PEBI, a turma A, do 3.º ano, desenvolveu um projeto que reúne a pesquisa e recolha de alimentos alusivos à época outonal.

Assim, depois de conhecerem e explorarem criticamente a obra pictórica do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, materializaram as suas próprias composições, a partir dos seus autorretratos, em contexto bilingue.

Os produtos finais culminaram numa exposição coletiva, na escola, acessível a toda a comunidade educativa.

A Balanced Meal

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a desenvolver um projeto sobre alimentação saudável e equilibrada. Deste modo, realizaram trabalhos de pesquisa, recolheram informações e conheceram algumas orientações dadas pela DGS, no que diz respeito a esta matéria.

Depois desse processo, cada um escolheu, desenhou e ilustrou alguns alimentos, num contexto bilingue.

O produto final culminou numa apresentação oral, em inglês, em contexto de sala de aula.

 

Desenvolvimento da coordenação motora fina

Antes de escrever, a criança precisa de incrementar diversas outras atividades que contribuam para o processo de iniciação à escrita, tais como: pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, entre outras não menos importantes. Assim, os alunos do 1.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila foram convidados a construir as vogais através do manuseamento da plasticina e criando, desta feita, os ditongos já aprendidos, bem como alguns números e, consequentemente, algumas adições.

 
 
 

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