Dia Mundial da Filosofia

 Desde 2002 que, por proclamação da UNESCO, na terceira quinta-feira de novembro, se dedica um dia especial à Filosofia, por se considerar que esta potencia o despertar de mentes, para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais tolerante e justa.

No âmbito destas comemorações, as turmas do 11.º B e 11.º C, sob a solicitação e a organização da professora Fátima Ferraz, desenvolveram várias atividades, a saber:
- exposição de corujas (símbolo da Filosofia) e do respetivo BI junto ao bar da escola sede;
- desafio concentrado na História da Filosofia, por parte dos alunos do 11.º B, que foi, artisticamente, retratada pelos alunos, no âmbito do projeto “Filosofar a Desenhar”. Fruto da orientação das professoras Fátima Ferraz e Sónia Araújo, foram produzidos cerca de 28 quadros, a partir dos quais foi organizada uma galeria virtual e física, sendo que a segunda foi exposta no átrio da escola e a virtual no portal do Agrupamento e nas redes sociais;
- exposição alusiva ao mote “Se a Filosofia fosse um objeto, um animal, uma música seria…”, na Biblioteca Escolar.

 

Alunos do 11.º C

 

Respeitar é tecer laços, para que fiquemos entrelaçados.

Na dança da diversidade, todos desejamos ser abraçados.

Palavras gentis soam como suaves melodias,

Criam harmonia, transformam diferenças em poesia!

Como o sol que aquece sem escolher a quem iluminar,

O respeito brilha convidando todos a saber aceitar

As diferenças que dão cor e alegria ao mundo.

Só depende de cada um de nós torná-lo mais fecundo.

A promoção para uma alimentação saudável, em contexto escolar, é uma prioridade estabelecida por muitas entidades públicas, sendo determinante para um crescimento e desenvolvimento saudável. A escola é, assim, o local privilegiado para esta missão, uma vez que é aqui que se transmite o conhecimento. Por isso, urge um investimento na capacitação de toda a comunidade educativa, incluindo os Encarregados de Educação.

Sabemos, também, que, nos dias de hoje, é cada mais difícil aderir a uma alimentação equilibrada devido a diversos fatores sociais, uma vez que há tanta oferta ao alcance de todos, incluindo dos mais novos.

Nas aulas dos “Pequenos Cientistas”, temos vindo a estudar os sistemas vitais do corpo humano e, hoje, foi a vez do sistema circulatório.

Na primeira experiência, começámos por sentir a nossa pulsação (número de batimentos cardíacos por minuto) em repouso e, após um exercício físico, percebemos que os batimentos do coração aumentam com o esforço. Ficámos, também, a saber que a frequência cardíaca varia com a idade, as condições de saúde e o estado emocional.

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, na pessoa da psicóloga Manuela Fernandes, dinamizaram, em colaboração com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, a ser aplicado aos alunos mentores dos alunos de PLNM e do 10.º ano (Cursos Científico-Humanísticos), a primeira formação para os cerca de 50 mentores inscritos, no dia 9 de novembro, a qual teve lugar no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 10h30. 

No passado dia 21 de novembro, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite viveu um dia inolvidável, uma vez que todos os membros da comunidade educativa (alunos, docentes, assistentes técnicos e operacionais, Pais e Encarregados de Educação e membros da Câmara Municipal de S. João da Madeira) mostraram, pela cidade fora, o seu sentido de unidade e de envolvimento nos valores de promoção da qualidade do Ambiente.

Numa data em que se celebram, igualmente, o “Dia Mundial da Televisão” e o “Dia Internacional da Saudação”, crianças e jovens, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, juntamente com os adultos responsáveis, realizaram, no período da manhã, uma Caminhada pelo Clima que teve o seu início na escola sede do Agrupamento e cuja meta teve lugar no Jardim Municipal. Este evento teve como finalidade cumprimentar e comunicar, a toda a população de S. João da Madeira, que a ação individual é fundamental na resolução de um problema global que está a tomar proporções exacerbadas, as alterações climáticas, o que justifica o lema: “Muda a Atitude. Protege o Planeta!”.

A nova Associação de Estudantes do AESL tomou posse, no passado dia 10 de novembro, no Centro Multidisciplinar Interativo da escola sede.

Após dois dias de uma campanha movimentada, em que todos os envolvidos aprenderam, cresceram e revelaram a sua futura ação, no ano letivo 2023’24, apresentou-se, então, à comunidade escolar, a recente AE liderada pela aluna Lara Oliveira (Presidente da Direção), do 12.º A. A mesma é constituída, ainda, por diversos colaboradores, destacando-se os seguintes: Direção (Diogo Gomes, Beatriz Moreira, Roberta Martins e Pedro Seixas); Conselho Fiscal (Rúben Marques, Cláudio Silva, Leonardo Santos, Rafael Andrade, Daniel Pinho e Maria Andrade); Assembleia Geral (Lara Silva, Inês Carvalho, Mariana Martins, Mafalda Costa e João Carlos Silva).

Nas semanas de 6 a 10 de novembro, decorreu o desafio internacional de pensamento computacional denominado «Bebras». Este projeto foi o resultado de uma dinamização conjunta entre os grupos disciplinares de Informática e de Matemática, uma vez que o pensamento computacional envolve as duas disciplinas.

Assim, participaram no desafio cerca de 800 alunos do AESL, sendo que, este ano, se destaca o facto de a forma preferida de participação ter sido através de tecnologias digitais. Em papel, no computador, no tablet ou no telemóvel, os alunos aderiram à iniciativa e desenvolveram as suas competências de pensamento computacional.

No dia 16 de novembro, em período intercalar, teve lugar a competição, com realização «online», «Best In English».

Esta modalidade, a qual envolve mais de 800 escolas de 35 países e mais de um quarto milhar de alunos, permite que os nossos discentes possam comparar as suas capacidades em língua inglesa com as de outras escolas de todo o mundo e… quem sabe brilhar entre estas!

Num momento em que se aproxima a grande «Caminhada pelo Clima», organizada pelo AESL, atendendo à premência de se sensibilizar todos os cidadãos para o estado em que o planeta se encontra, a Rita Oliveira, do 10.º A, deu, também, o seu grito, procurando que as suas palavras ecoassem pelo MUNDO.

Estou muito triste, magoada, sinto-me impotente!

A Terra, o nosso planeta, está a dar sinais de fraqueza,

Está debilitada.

Os artistas do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, criaram castelos com recurso a pedras, diferentes embalagens e outros materiais reutilizados, numa simbiose interdisciplinar, que foi do agrado de todos.

Depois da “obra feita”, com impressão milenar, a qual contou com a preciosa colaboração dos fantásticos pais e encarregados de educação, seguiu-se uma bela tarde de partilha de conhecimentos e experiências que farão parte da história desses meninos e meninas.

As salas do Jardim de Infância da Escola Básica de Fundo de Vila arregaçaram as mangas, em colaboração com um grupo de Encarregados de Educação, e construíram um xilofone, para a comemoração do Dia Mundial da Música.

Assim, aquando da construção do instrumento, proporcionaram-se momentos de lazer, divertimento e prazer, com música à mistura, cativando crianças, professores, pais e assistentes operacionais. 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL