O AESL aderiu à iniciativa europeia «CodeWeeK 2023», que incluiu uma atividade de programação, em formato de nómada digital, com o intuito de se refletir sobre as vantagens e as desvantagens desta condição e, simultaneamente, divulgar o trabalho de programação desenvolvido no âmbito do curso TGPSI, no Agrupamento.

A «CodeWeek», para além de promover o pensamento computacional e a programação, procura tornar a programação mais visível e mostrar aos jovens, aos adultos e idosos a forma de dar vida às ideias através da programação, desmistificando as respetivas competências e unindo pessoas motivadas para explorar e aprender mais sobre o novo mundo digital.

Mais um ano passou e, mais uma vez, na senda do desafio da Assembleia e da Câmara Municipais, os alunos (12.º A e B) do AESL, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, desenvolveram novas aprendizagens concentradas no passado do município, mais concretamente, em torno de vivências de há 80 anos.

Assim, contando com um trabalho prévio de pesquisa sobre a temática, a greve de sapateiros sanjoanenses, que ocorreu no dia 5 de agosto de 1943, os alunos e a Coordenadora do projeto no Agrupamento, Dina Sarabando, procederam à realização de uma entrevista, por escrito, e, posteriormente, oralmente, ao Engenheiro Jorge Cortez, envolto nestas questões das origens e dos feitos de S. João da Madeira, a quem muito agradecemos a concretização deste projeto.

No dia 12 de outubro, a turma CA, da Escola Básica de Fundo de Vila, visitou a Quinta Sousa Brandão, também conhecida como Quinta da Murtosa, em Mosteirô.

Durante toda a manhã, a Natureza transformou-se na sala de aula, dando a oportunidade aos alunos de vivenciarem e aprenderem através da relação com os outros e com o meio.

Assim, apanharam e provaram uvas, treparam às árvores, conheceram novas espécies de plantas e animais, aprenderam a cuidar das árvores, entre outras atividades, valorizando, deste modo, o património cultural e histórico desta quinta com uma longa e significativa história por detrás, que remonta ao século XVI, no reinado de Afonso III.

Na manhã de quinta-feira, dia 12 de outubro, os alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila realizaram uma oficina denominada «Partituras», a qual foi dinamizada no auditório dos Paços da Cultura.

 

Mas de que se trata, afinal? «Partituras» é uma performance de música e de dança, uma criação original de Helena Oliveira e de Marta Moreira, no seio do Estúdio de Criação da Plataforma do Pandemónio. Partindo da respiração como génese do som e do movimento, nesta performance, estas duas linguagens confundem-se, à medida que procuram traduzir o Outro, vestindo a sua pele.

No dia 26 de setembro, realizámos a nossa primeira atividade, neste ano letivo: a recolha e entrega de tampinhas para ajudar a nossa amiga Carlota.

Durante as férias escolares, nós e os nossos familiares enchemos sacos e garrafões de tampinhas que trouxemos, depois, para a escola. Como a missão foi muito bem cumprida, a avó da Carlota foi convidada por nós a vir à escola.

Contudo, acabámos por ser presenteados com fotos da menina que já conhecemos, há alguns anos. Tem crescido imenso e é muito linda! Por isso, a fim de melhor vermos as fotografias, sentámo-nos em círculo, à volta das tampinhas que recolhemos. De seguida, ajudámos a “nossa” avó a transportar as tampinhas até ao portão da escola.

O Dia Mundial do Animal assinala-se, anualmente, no dia 4 de outubro. Por isso, os alunos do 4.ºA da EB do Parque, depois de refletirem sobre a importância dos animais na vida das pessoas, divertiram-se imenso a construir um marcador de livro, em forma de gato, e a escrever quadras nas quais transparecem que o bem-estar animal é uma prioridade.

E, agora, que tal um pouco de magia poética em que os animais são os protagonistas?

No âmbito do Clube «Ciência Viva», dinamizado na escola, e do projeto «Charco Pedagógico no Parque», de acordo com o respetivo plano de intervenção, os alunos dos 4. ºanos da EB do Parque, no passado dia 4 de outubro, visitaram a Casa de Ciência de Braga, a fim de participarem numa sessão, na sala do planetário imersivo digital, e ainda na oficina “Charco Pedagógico”.

Para além de ter sido uma experiência inesquecível, na qual, uma vez mais, se privilegiou o desenvolvimento de uma cultura científica, os alunos puderam transferir os seus conhecimentos relativos aos temas propostos e ampliar o seu gosto e interesse pela biodiversidade.

O dia 14 de setembro foi o primeiro dia do novo ano letivo. Na Escola Básica de Fundo de Vila, os alunos foram acolhidos pelos educadores, professores e pessoal não docente.
A ansiedade e o nervosismo de algumas crianças acabaram por se transformar em alegria, descobertas, sorrisos, reencontros e novas amizades. Regressaram as brincadeiras, abraços e o desejo de descobrir e aprender! Foi um dia especial preenchido com novas memórias que ficarão para sempre!

A receção aos alunos e Encarregados de Educação da EB do Parque decorreu no dia 14 de setembro, durante o qual foram dadas as boas-vindas a toda a comunidade escolar.Foi um dia repleto de atividades, procurando motivar os alunos para o novo ano escolar: da parte da manhã, os primeiros anos e jardim de infância e, da parte da tarde, os restantes discentes.

Todas as dinâmicas foram planeadas e organizadas de forma a potenciar este dia como uma etapa fundamental para o sucesso de cada um dos nossos alunos. A ajuda da Associação de Pais foi imprescindível para embelezar a entrada da escola.

Além disso, foi visível o clima harmonioso de interação, através dos sorrisos, palavras e gestos demonstrados.

Estão de parabéns os alunos do 11.º F, do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI), que participaram no projeto “Por Tua Conta”, inscrito no Projeto Educativo Municipal de São João da Madeira, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e dinamizado pelo AESL, sob a orientação do professor João Mesquita.

Apesar de algumas dificuldades em integrar o projeto no Plano Curricular da Turma, dada a sobrecarga de trabalho no horário estabelecido, a vontade de aprender a ter comportamentos financeiros adequados foi determinante e foi, assim, compensada com um sentimento de missão cumprida e, seguramente, com mais competências financeiras.

No âmbito do Projeto Nacional de Ilustração, “A(r)riscar”, subordinado ao tema «Monumentos Portugueses», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, tendo cinco dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1101, dos 63 concelhos participantes: dois no Ensino Básico (Afonso Fonseca e Diana Tavares) e três no Ensino Secundário (Abigail Silva, Maria Flor Costa e Valéria Silva).

Assim, para além de uma maior consciencialização em relação ao valor e à simbologia do património nacional, nesta edição em especial, os alunos continuam a apostar e a valorizar a sua Arte e o espírito de Cidadania e esse é, sem dúvida, o caminho no percurso dos nossos jovens.

A Câmara Municipal de São João da Madeira, na pessoa da Dr.ª Raquel Chumbinho, conjuntamente com a Escola Segura, promoveu uma ação de sensibilização com os alunos da turma B, do sexto ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, no dia 22 de setembro, entre as 14h15 e as 15h05, na Av. Dr. Renato Araújo, em ambos os sentidos, junto à rotunda do Hospital.

 
 
 

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