• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • «Histórias da Ajudaris em Voz Alta»

    «Histórias da...

    No âmbito do projeto nacional desenvolvido pela Ajudaris, o qual envolveu crianças, jovens e adultos de todo o país, os alunos do AESL, do Ensino Secundário, navegaram, mais uma vez, nas páginas dos livros à mercê da sua escolha, tendo dois dos...
  • O Poder das Conexões no AESL

    O Poder das...

    No dia 17 de abril, pelas 17h30, foi dinamizado, no Auditório do AESL, mais um colóquio do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, intitulado, este ano, “O Poder das conexões no AESL”. Assim, com a mesma dinâmica adotada nos anos...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Os pátios escolares são locais de grande importância na aprendizagem fora da sala de aula: os alunos podem explorar a biodiversidade, as relações bióticas e abióticas, os fenómenos físicos e químicos e também recolher uma grande variedade de dados, sempre em ligação ao mundo natural.

O projeto de investigação «Poeiras nos pátios escolares» foi desenvolvido pelos alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque, em colaboração com a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade de Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias da Universidade de Aveiro.

Na Semana da Terra, a turma do 10.? B de Artes Visuais teve a oportunidade de realizar pinturas em algumas das sarjetas da escola, sendo que, por detrás desse ato, houve sempre uma mensagem importantíssima que queríamos passar: devemos ser cuidadosos com o lixo que pode ser escoado através das sarjetas e, posteriormente, acabar por poluir o mar. 

Os nossos trabalhos, em geral, foram realizados no período da manhã de um só dia (21 de abril) e contaram com alguns obstáculos, como, por exemplo, a previsão de chuva. Para a maioria, houve uma novidade: trabalhar com tinta em superfícies tão diferentes e irregulares, porém, com a ajuda uns dos outros e também da nossa professora de Desenho A, Sónia Araújo, conseguimos superar essas dificuldades com sucesso e finalizar as nossas pinturas, tornando, assim, a nossa escola ainda mais colorida.

Nós, a turma do 4.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila, fomos ao Azurara Parque Aventura, em Vila do Conde. Que grande aventura vivemos com todas as atividades programadas para nós!

Assim, muitos experimentaram, pela primeira vez, o Slide, o Air Bungee e as Torres Multi-Aventura e foi tão, mas tão emocionante! Toda aquela adrenalina… FANTÁSTICO!

Vivemos, também, momentos de suspense com a caça ao tesouro e que bem soube partilhar os nossos lanches.

Que dia memorável carregado de emoção, alegria e camaradagem!

Para celebrar este dia, os alunos do 3.º B, de Fundo de Vila, desenvolveram diversas atividades como a visualização do filme “João Ambiente”, um plugging pela escola e brincadeiras ao ar livre.

Este dia teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente, criando uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, porque…

“Proteger o Meio Ambiente, hoje, é garantir recursos para as gerações futuras“.

No passado dia 2 de junho, cinco alunos da turma E, do 10.º ano, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica, participaram na 17.ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, tendo sido acompanhados pelos professores Ângela Resende e António Pinto.

À semelhança da iniciativa de sucesso levada a cabo nos últimos anos, este Agrupamento decidiu continuar com o projeto solidário de recolha e redistribuição de cadernos de atividades usados, do 5.º ao 12.º anos, afirmando-se como um contributo importante para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, essencial para a construção de uma sociedade mais unida e solidária. Dar e receber de volta é, afinal, uma maneira de apoiar e de ser apoiado e, simultaneamente, deixar uma marca na proteção do ambiente.

Os alunos do 3.º e 4.º anos participaram no jogo didático SuperTMatik com base no vocabulário de Inglês, intra e interturmas, com muito entusiasmo e dedicação.

Numa fase final, os vencedores de cada ano jogaram ao nível ibérico. Aqui fica registado o momento da entrega dos certificados e prémios aos alunos do 1.º ciclo.

Parabéns a todos os envolvidos!

Aproxima-se o final de mais um ano letivo e, na qualidade de encenadora do grupo de teatro Serafins, não poderia deixar de expressar aqui a minha gratidão a todos aqueles que, direta ou indiretamente, conjugaram esforços para que este projeto se tornasse exequível, apesar de todas as dificuldades que foram surgindo na sequência dos tempos difíceis que todos vivemos, no presente. À Direção do Agrupamento, à Associação de Pais, aos professores, aos assistentes operacionais e técnicos, aos pais e aos nossos patrocinadores externos à escola, faço notar que o apoio de todos foi um grande impulso para a realização de um projeto que, anualmente, tem procurado dignificar o Agrupamento e promover o gosto pela arte dramática, tantas vezes esquecida ou até ignorada.

A visita de estudo ao Porto, realizada no dia 23 de março do ano corrente, envolveu a turma de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Serafim Leite do décimo ano.

A primeira paragem do dia foi na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Os alunos obtiveram, inicialmente, um reconhecimento laboratorial dos impactos feitos pelo plástico nos oceanos, assim como produtos a evitar, devido a um elevado nível de microplásticos nos mesmos. Num segundo momento, os alunos experienciaram como é produzido o leite sem lactose, percebendo, assim, todos os processos aos quais o leite é sujeito até a lactose ser hidrolisada em glicose e galactose.

No âmbito do concurso nacional " ...do ponto à obra d´arte", a turma A, do 1.º ano, da Escola EB/JI do Parque, abraçou este desafio, promovido pela APEVT, em parceria com a Faber Castell e a Biblioteca de Alcântara. A partir da análise da obra "O Ponto", de Peter Reynolds, os alunos exploraram diferentes manifestações artísticas, técnicas e materiais.

Esta competição tem como principais objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos; reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

No passado dia 17 de maio, quarta-feira, todos os alunos de 5.º ano viveram um dia diferente de aprendizagens. Foi, simultaneamente, uma viagem ao passado, uma constatação do presente e as expectativas criadas em relação ao futuro.

A aventura começou com a saída da Escola, pelas 8h30, em direção a Válega, para visitarmos o Museu Escolar Oliveira Lopes. Aí, pudemos verificar como eram as escolas no tempo dos nossos pais e avós. De facto, o espaço museológico, aberto em 1996, recria as memórias e preserva o mobiliário, material didático e lúdico que foi património das escolas, desde 1910, e que serviu para a instrução de crianças. Em 2019, a Câmara Municipal de Ovar requalificou o imóvel, dotando-o de infraestruturas que dignificam os visitantes e lhes permitem recordar o passado.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL