Hoje todos os alunos dos 1ºanos da EB do Parque fizeram um MEMBRANOFONE – um instrumento musical que produz um som parecido com um saxofone. Ficou um espetáculo e foi muito divertido!
Quando tocamos um instrumento, falamos ou assobiamos estamos a criar um som!
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover.
Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

Língua Postal

No âmbito do desafio lançado às escolas pelo Plano Nacional das Artes, para promoverem um intercâmbio de cartões-postais construídos com base na exploração gráfica da Língua Portuguesa, para assinalar o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", como foi proclamado pela Unesco em 2019, as turmas de Artes do 10º e 11º ano desenvolveram os trabalhos que são apresentados no ebook que aqui se disponibiliza. Apreciem!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

No âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular, cujo tema é o "Ar", a turma B do 8.º ano escolheu, como subtema, "os papagaios de papel". As disciplinas envolvidas no projeto foram: Cidadania, História, Educação Visual, Físico-química, Inglês, Matemática, Português e Educação Especial. Primeiramente, em Cidadania e Desenvolvimento e em Educação Visual, surgiu a ideia dos papagaios de papel.

Com o aproximar do final do ano letivo, foram publicitados no dia 2 de junho os resultados do Campeonato Internacional de Cálculo Mental (Supertmatik).

Esta competição tem por base o jogo online superTmatik, um jogo que alia a estimulação mental ao divertimento, estratégia pedagógica de eleição para gerar motivação suplementar para a diferentes aprendizagens de disciplina de Matemática.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL