Durante o período de confinamento, a professora de Português do 7ºD, Manuela Balseiro, lançou o “JORNAL D -Jornal da Turma 7.ºD - projeto colaborativo” – na aplicação Padlet, onde foram sendo colocadas as colaborações dos alunos, enquadradas no tema “Comunicação”. Nos últimos dias, o “Agora Nós” tem vindo a publicar alguns desses interessantes trabalhos. Hoje é a vez do Boletim Meteorológico que, sendo em Francês, nos dá informações sobre o tempo em Portugal. Os autores são o Afonso Meireles e o Leonardo Gomes.

Inês Costa | Ricardo Luís

"A Inês Costa e o Ricardo Luís, do 7.ºD, criaram alguns desafios para passar bem o tempo nesta altura em que as férias estão à porta, mas andamos todos com os nervos em franja para acabar tudo muito direitinho... Assim, vamos relaxar um pouco... "Bora" lá? "

 

 

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

Crónica de um serial desconfinamento

Inês Santos e Lourenço Morais, 7.ºD

 

Uns de um lado para o outro a ver o que lhes falta do supermercado e outros fechados em casa a sete chaves!!!Pessoas preocupadas com o futuro, com o que irá acontecer com os seus planos, com as empresas e, principalmente, com o mundo e outras que só pensam o que irá acontecer se o papel higiénico acabar…

O #estudoemcasa, projeto de ensino à distância do Governo/Ministério da Educação, transmitido na RTP Memória, teve, na segunda-feira, um professor novo, o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Marcelo deu uma aula sobre cidadania, em direto, às 13h30, regressando à tarefa de professor e experimentando agora a experiência com o 3ºciclo.

Os alunos do 12.º B, Economia e Artes Visuais, elaboraram, sob sugestão da professora de Português, Dina Sarabando, um conjunto de trabalhos subordinados ao tema “Odes à maneira de Álvaro de Campos”, com as respetivas ilustrações. Álvaro de Campos é um dos heterónimos do genial Fernando Pessoa e, na ótica de muitos, o “alter ego” (o outro «eu») do seu criador. “Em “continuar” poderás apreciar esses trabalhos, em dois formatos diferentes: imagem e e.book.

Não, não tem jeito: Tanto não tem que, em cada aluno, ficou a vontade de revisitarem os seus projetos.
Do confinamento letivo, sobretudo nas disciplinas oficinais e laboratoriais, fica o testemunho das limitações de uma Escola à Distância: A não ser em circunstâncias excecionais como a que estamos a atravessar ou para aquelas que a modalidade de “Ensino à Distância” já prevê, nada substitui a presença física dos professores e dos alunos.

Foi com incontida alegria que, nesta quarta-feira, dia 17 de junho, tivemos a feliz notícia da conquista do segundo lugar, ao nível nacional (a 0,1 do primeiro), entre todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas, no âmbito da participação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no concurso «Euroscola», organizado pelo Parlamento Europeu, IPDJ e Assembleia da República, entre outras entidades, enquanto escola representante do distrito de Aveiro!

Artigo de opinião

Inês Silva, 7.ºD Maria Santos, 7.ºD

A desigualdade de género está presente na vida do quotidiano. Normalmente, estas diferenciações são mais favoráveis para os homens, rebaixando assim as mulheres. Muitas das vezes, esses homens nem sequer são capazes de reconhecer que rebaixam as mulheres, embora isto aconteça em todo o lado, esquecendo-se que as mulheres são mais inteligentes e maduras que muitos deles.

Este ano o Apps for Good UK abriu a sua competição a todas as equipas de alunos que estão a participar no programa. E não é que a nossa equipa SandSpace é FINALISTA?
A SandSpace permite aos utilizadores serem ativos na criação de conteúdos, recolhendo as suas perceções sobre o nível de ocupação de uma praia. Inicialmente, a aplicação leva o utilizador a um mapa, onde pode ver pontos que, com base num sistema de cores de semáforo, indicam os níveis de ocupação em toda a linha costeira definidos por outros utilizadores nas últimas 2 horas. (Para votar, clique em "continuar".)

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL