• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Os alunos do 4.º ano da Escola Básica do Parque comemoraram o Dia Mundial da Alimentação. Assim, tiveram direito a uma ação de sensibilização, por parte de uma nutricionista, a Dr.ª Catarina, sobre a importância dos lanches saudáveis para o crescimento das crianças.

Esta foi uma forma de os alunos aprenderem a fazer lanches com alimentos saudáveis, tendo degustado alguns desses alimentos, como frutas, legumes, cereais e lacticínios.

Além disso, assistiram a vídeos explicativos sobre o tema, cantaram canções, completaram provérbios, leram poemas e responderam a adivinhas através do jogo “quantos queres em torno da temática. Não esqueceram de pensar em medidas para o acesso, por parte da população mundial, à alimentação através de uma abordagem holística, interdisciplinar e interdomínios.

O AESL aderiu à iniciativa europeia «CodeWeeK 2023», que incluiu uma atividade de programação, em formato de nómada digital, com o intuito de se refletir sobre as vantagens e as desvantagens desta condição e, simultaneamente, divulgar o trabalho de programação desenvolvido no âmbito do curso TGPSI, no Agrupamento.

A «CodeWeek», para além de promover o pensamento computacional e a programação, procura tornar a programação mais visível e mostrar aos jovens, aos adultos e idosos a forma de dar vida às ideias através da programação, desmistificando as respetivas competências e unindo pessoas motivadas para explorar e aprender mais sobre o novo mundo digital.

Mais um ano passou e, mais uma vez, na senda do desafio da Assembleia e da Câmara Municipais, os alunos (12.º A e B) do AESL, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, desenvolveram novas aprendizagens concentradas no passado do município, mais concretamente, em torno de vivências de há 80 anos.

Assim, contando com um trabalho prévio de pesquisa sobre a temática, a greve de sapateiros sanjoanenses, que ocorreu no dia 5 de agosto de 1943, os alunos e a Coordenadora do projeto no Agrupamento, Dina Sarabando, procederam à realização de uma entrevista, por escrito, e, posteriormente, oralmente, ao Engenheiro Jorge Cortez, envolto nestas questões das origens e dos feitos de S. João da Madeira, a quem muito agradecemos a concretização deste projeto.

No dia 12 de outubro, a turma CA, da Escola Básica de Fundo de Vila, visitou a Quinta Sousa Brandão, também conhecida como Quinta da Murtosa, em Mosteirô.

Durante toda a manhã, a Natureza transformou-se na sala de aula, dando a oportunidade aos alunos de vivenciarem e aprenderem através da relação com os outros e com o meio.

Assim, apanharam e provaram uvas, treparam às árvores, conheceram novas espécies de plantas e animais, aprenderam a cuidar das árvores, entre outras atividades, valorizando, deste modo, o património cultural e histórico desta quinta com uma longa e significativa história por detrás, que remonta ao século XVI, no reinado de Afonso III.

Na manhã de quinta-feira, dia 12 de outubro, os alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila realizaram uma oficina denominada «Partituras», a qual foi dinamizada no auditório dos Paços da Cultura.

 

Mas de que se trata, afinal? «Partituras» é uma performance de música e de dança, uma criação original de Helena Oliveira e de Marta Moreira, no seio do Estúdio de Criação da Plataforma do Pandemónio. Partindo da respiração como génese do som e do movimento, nesta performance, estas duas linguagens confundem-se, à medida que procuram traduzir o Outro, vestindo a sua pele.

No dia 26 de setembro, realizámos a nossa primeira atividade, neste ano letivo: a recolha e entrega de tampinhas para ajudar a nossa amiga Carlota.

Durante as férias escolares, nós e os nossos familiares enchemos sacos e garrafões de tampinhas que trouxemos, depois, para a escola. Como a missão foi muito bem cumprida, a avó da Carlota foi convidada por nós a vir à escola.

Contudo, acabámos por ser presenteados com fotos da menina que já conhecemos, há alguns anos. Tem crescido imenso e é muito linda! Por isso, a fim de melhor vermos as fotografias, sentámo-nos em círculo, à volta das tampinhas que recolhemos. De seguida, ajudámos a “nossa” avó a transportar as tampinhas até ao portão da escola.

O Dia Mundial do Animal assinala-se, anualmente, no dia 4 de outubro. Por isso, os alunos do 4.ºA da EB do Parque, depois de refletirem sobre a importância dos animais na vida das pessoas, divertiram-se imenso a construir um marcador de livro, em forma de gato, e a escrever quadras nas quais transparecem que o bem-estar animal é uma prioridade.

E, agora, que tal um pouco de magia poética em que os animais são os protagonistas?

No âmbito do Clube «Ciência Viva», dinamizado na escola, e do projeto «Charco Pedagógico no Parque», de acordo com o respetivo plano de intervenção, os alunos dos 4. ºanos da EB do Parque, no passado dia 4 de outubro, visitaram a Casa de Ciência de Braga, a fim de participarem numa sessão, na sala do planetário imersivo digital, e ainda na oficina “Charco Pedagógico”.

Para além de ter sido uma experiência inesquecível, na qual, uma vez mais, se privilegiou o desenvolvimento de uma cultura científica, os alunos puderam transferir os seus conhecimentos relativos aos temas propostos e ampliar o seu gosto e interesse pela biodiversidade.

O dia 14 de setembro foi o primeiro dia do novo ano letivo. Na Escola Básica de Fundo de Vila, os alunos foram acolhidos pelos educadores, professores e pessoal não docente.
A ansiedade e o nervosismo de algumas crianças acabaram por se transformar em alegria, descobertas, sorrisos, reencontros e novas amizades. Regressaram as brincadeiras, abraços e o desejo de descobrir e aprender! Foi um dia especial preenchido com novas memórias que ficarão para sempre!

A receção aos alunos e Encarregados de Educação da EB do Parque decorreu no dia 14 de setembro, durante o qual foram dadas as boas-vindas a toda a comunidade escolar.Foi um dia repleto de atividades, procurando motivar os alunos para o novo ano escolar: da parte da manhã, os primeiros anos e jardim de infância e, da parte da tarde, os restantes discentes.

Todas as dinâmicas foram planeadas e organizadas de forma a potenciar este dia como uma etapa fundamental para o sucesso de cada um dos nossos alunos. A ajuda da Associação de Pais foi imprescindível para embelezar a entrada da escola.

Além disso, foi visível o clima harmonioso de interação, através dos sorrisos, palavras e gestos demonstrados.

Estão de parabéns os alunos do 11.º F, do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI), que participaram no projeto “Por Tua Conta”, inscrito no Projeto Educativo Municipal de São João da Madeira, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e dinamizado pelo AESL, sob a orientação do professor João Mesquita.

Apesar de algumas dificuldades em integrar o projeto no Plano Curricular da Turma, dada a sobrecarga de trabalho no horário estabelecido, a vontade de aprender a ter comportamentos financeiros adequados foi determinante e foi, assim, compensada com um sentimento de missão cumprida e, seguramente, com mais competências financeiras.

No âmbito do Projeto Nacional de Ilustração, “A(r)riscar”, subordinado ao tema «Monumentos Portugueses», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, tendo cinco dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1101, dos 63 concelhos participantes: dois no Ensino Básico (Afonso Fonseca e Diana Tavares) e três no Ensino Secundário (Abigail Silva, Maria Flor Costa e Valéria Silva).

Assim, para além de uma maior consciencialização em relação ao valor e à simbologia do património nacional, nesta edição em especial, os alunos continuam a apostar e a valorizar a sua Arte e o espírito de Cidadania e esse é, sem dúvida, o caminho no percurso dos nossos jovens.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL