• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Um novo sonho concretizado

    Um novo sonho...

    Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de...
  • Novos Espaços Desportivos

    Novos Espaços...

    Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Visita de estudo ao Porto – Ida ao Teatro (9.ºA)

    Visita de...

    No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os...

1.º CEB...

  • De volta à escola

    De volta à escola

    No dia 12 de setembro, deu-se início a mais um ano letivo na EB/JI do Parque, com a receção calorosa aos novos e antigos alunos. A manhã desta quinta-feira foi marcada por alegrias, reencontros e expectativas de novas experiências. Os professores e...

SEC...

  • Erasmus+ Estágios: Uma Experiência Transformadora para Alunos do Ensino Profissional

    Erasmus+...

    No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Erasmus+ Mobilidade de Adultos: um projeto para todos

    Erasmus+...

    Entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, no âmbito do projeto Erasmus+ Mobilidade de Adultos, deslocou-se à Suécia um grupo de três docentes e sete...

Uma razão para reduzir o consumo de água
A Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou o desafio e alguns alunos do 10.º F, do curso profissional de Marketing e Publicidade responderam com mensagens que pretendem despertar a consciência das pessoas, para que este recurso, infelizmente escasso, seja melhor utilizado e ajude as famílias a poupar dinheiro.

Pela terceira vez, o jornal "O Regional" dedica uma das suas páginas ao AESL. Desta vez, o tema centrou-se nas atividades do Eco Escolas, com testemunhos e trabalhos de todas as nossas escolas e ciclos de ensino. Este é mais um exemplo do dinamismo dos nossos alunos e da dedicação de docentes e auxiliares. Ao jornal "O Regional", mais uma vez, o nosso reconhecimento pela iniciativa tomada.

MOVIDOS POR UMA CAUSA COMUM

Conforme programado, pelas 14:30 do dia 17 de março de 2021, realizou-se o encontro que, destinado a alunos dos cursos profissionais das áreas de Marketing e de Design, teve como objetivo a partilha de experiências proporcionadas por um painel de convidados, constituído por Raquel Tavares, Joana Santos e José Neves e por uma plateia virtual de cinquenta e quatro participantes, entre os quais destacámos: Irene Guimarães (vereadora para a área da educação - CMSJM), Anabela Brandão (Diretora da ESSL), Helena Resende (Diretora-Adjunta da ESSL), Teresa Soares (Diretora de Curso), Elza Paiva e Isabel Valente (Diretoras de Turma).

O clube europeu “AESL e a Europa” recebeu uma Menção Honrosa no concurso de Clubes Europeus, da Direção-Geral da Educação (DGE), pelo conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano, e que podem ser consultadas no site "AESL e a Europa - Clube Europeu". Efetivamente, a diversidade de projetos e a sua natureza são bem merecedores deste prémio, que enche de orgulho todos os que se empenharam nas várias "missões" do clube.

As zonas húmidas são áreas inundadas, que podem ser constituídas por água estagnada, doce, salobra ou salgada. As zonas húmidas são a casa de muitas espécies onde se alimentam de vegetais e frutas que lá se desenvolvem, também podem servir para locais de banho para animais maiores ou para fontes de água.

A atividade consistiu em criar desenhos para pintar sarjetas da escola e da rua envolvente com trabalhos sobre o mar e a poluição que o afeta. É importante isso ficar exposto, pois assim está à vista de toda a gente que tudo o que colocamos no chão acaba por chegar aos oceanos. Ao participar na atividade, sentimos a responsabilidade de mostrar às pessoas o efeito dos nossos atos e que estes afetam o ambiente e todos os seres vivos, na esperança que se mudem os hábitos.


Daniel Pinho e Sara Correia do 9.º B

A turma do 8ºA realizou o estudo das plantas invasoras, na disciplina de Ciências Naturais. Na nossa escola e no município de S. João da Madeira, as “Ervas das Pampas” assumem particular destaque. Neste sentido, o estudo ajudou-nos a entender o quão esta erva pode ser bela e perigosa ao mesmo tempo.

O objetivo da campanha era ajudar, através da angariação de fundos, na construção e no equipamento de salas de aula em Angola e na reconstrução de escolas nas Bahamas afetadas por um evento extremo resultante das alterações climáticas - o fucão Dorian. Como com trabalho e perseverança tudo se alcança, com a venda de lápis, pulseiras e pins conseguimos envolver todo o Agrupamento e angariar 2636,66€.

Mais de 46 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas nas escolas de São João da Madeira no passado ano letivo, no concurso “100% Resíduos. Este projeto continua este ano letivo na nossa escola e nesse sentido, na nossa turma, houve a consciência de que todos nós devemos unir esforços para que a separação de resíduos seja cada vez mais eficaz não só na escola mas também em casa.

Os alunos da turma do 11º A estão a desenvolver, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), várias atividades que integram o Projeto D-Noses, um projeto inovador promovido por um consórcio europeu, que tem como objetivo associar a ciência cidadã ao estudo dos problemas odoríferos.

As turmas do 1ºA e do 1ºB do Agrupamento de Escolas Drº Serafim Leite da EB do Parque, foram desafiadas a desenvolver, numa simbiose interdisciplinar, um Projeto de Investigação sobre as espécies de animais, em vias de extinção, existentes em Portugal.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL