• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Alunos da Serafim Leite mantêm forte tradição solidária

    Alunos da...

    A campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, realizada nos passados dias 29 e 30 de novembro, voltou a contar com uma forte mobilização de estudantes do AESL. Assim, mais de 60 alunos participaram como voluntários, na recolha...
  • Erasmus+ TTME – Time to Transform with Modern Education  Mobilidade à Sicília – Itália

    Erasmus+ TTME –...

    De 9 a 15 de novembro, um grupo de quatro alunos do 9.º ano e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram na primeira mobilidade do programa Erasmus+, TTME – Time to Transform with Modern Education, que decorreu em...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • «Luz: Fonte de Informação»

    «Luz: Fonte de...

    No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do Ensino Básico (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Atividade “100% Resíduos” na nossa escola!

    Atividade “100%...

    Os alunos da Escola Básica do Parque participaram na atividade “100% Resíduos”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, em parceria com a Mestre em Engenharia do Ambiente, Mónica Gaspar.
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Celebração do Dia Mundial da Filosofia – Pensar é o maior ato de Liberdade

    Celebração do...

    No passado dia 20 de novembro, a nossa escola celebrou o Dia Mundial da Filosofia, dinamizando uma exposição criativa e promovendo a circulação dos alunos...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Quando lemos um livro e depois vemos um filme nele baseado, somos quase sempre surpreendidos porque o filme não corresponde ao que imaginámos. As personagens, os cenários, diferem daqueles que povoaram os nossos pensamentos quando lemos a história.
Da mesma forma, quando alguém descreve uma situação ou um cenário, quem ouve pode ter diferentes interpretações.
Sugiro-te, a propósito disto, uma atividade divertida. Resultado em "continuar".

 

Promoção de uma cidadania ativa necessária à concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Combater as Alterações Climáticas”.

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais os alunos do 8.º ano, turmas B e C no primeiro semestre, e agora a turma A no segundo semestre em contexto familiar, foram desafiados a criar ilustrações conseguidas com recurso à técnica de colagem, da interpretação do ODS13_Combater as Alterações Climáticas.

Durante o período de confinamento, a professora de Português do 7ºD, Manuela Balseiro, lançou o “JORNAL D -Jornal da Turma 7.ºD - projeto colaborativo” – na aplicação Padlet, onde foram sendo colocadas as colaborações dos alunos, enquadradas no tema “Comunicação”. Nos últimos dias, o “Agora Nós” tem vindo a publicar alguns desses interessantes trabalhos. Hoje é a vez do Boletim Meteorológico que, sendo em Francês, nos dá informações sobre o tempo em Portugal. Os autores são o Afonso Meireles e o Leonardo Gomes.

Inês Costa | Ricardo Luís

"A Inês Costa e o Ricardo Luís, do 7.ºD, criaram alguns desafios para passar bem o tempo nesta altura em que as férias estão à porta, mas andamos todos com os nervos em franja para acabar tudo muito direitinho... Assim, vamos relaxar um pouco... "Bora" lá? "

 

 

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

Crónica de um serial desconfinamento

Inês Santos e Lourenço Morais, 7.ºD

 

Uns de um lado para o outro a ver o que lhes falta do supermercado e outros fechados em casa a sete chaves!!!Pessoas preocupadas com o futuro, com o que irá acontecer com os seus planos, com as empresas e, principalmente, com o mundo e outras que só pensam o que irá acontecer se o papel higiénico acabar…

O #estudoemcasa, projeto de ensino à distância do Governo/Ministério da Educação, transmitido na RTP Memória, teve, na segunda-feira, um professor novo, o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Marcelo deu uma aula sobre cidadania, em direto, às 13h30, regressando à tarefa de professor e experimentando agora a experiência com o 3ºciclo.

Os alunos do 12.º B, Economia e Artes Visuais, elaboraram, sob sugestão da professora de Português, Dina Sarabando, um conjunto de trabalhos subordinados ao tema “Odes à maneira de Álvaro de Campos”, com as respetivas ilustrações. Álvaro de Campos é um dos heterónimos do genial Fernando Pessoa e, na ótica de muitos, o “alter ego” (o outro «eu») do seu criador. “Em “continuar” poderás apreciar esses trabalhos, em dois formatos diferentes: imagem e e.book.

Não, não tem jeito: Tanto não tem que, em cada aluno, ficou a vontade de revisitarem os seus projetos.
Do confinamento letivo, sobretudo nas disciplinas oficinais e laboratoriais, fica o testemunho das limitações de uma Escola à Distância: A não ser em circunstâncias excecionais como a que estamos a atravessar ou para aquelas que a modalidade de “Ensino à Distância” já prevê, nada substitui a presença física dos professores e dos alunos.

Foi com incontida alegria que, nesta quarta-feira, dia 17 de junho, tivemos a feliz notícia da conquista do segundo lugar, ao nível nacional (a 0,1 do primeiro), entre todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas, no âmbito da participação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no concurso «Euroscola», organizado pelo Parlamento Europeu, IPDJ e Assembleia da República, entre outras entidades, enquanto escola representante do distrito de Aveiro!

Artigo de opinião

Inês Silva, 7.ºD Maria Santos, 7.ºD

A desigualdade de género está presente na vida do quotidiano. Normalmente, estas diferenciações são mais favoráveis para os homens, rebaixando assim as mulheres. Muitas das vezes, esses homens nem sequer são capazes de reconhecer que rebaixam as mulheres, embora isto aconteça em todo o lado, esquecendo-se que as mulheres são mais inteligentes e maduras que muitos deles.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Entrevista à atual Presidente da Associação de Estudantes

    Entrevista à atual Presidente da...

    Eu sou a Catarina Cruz, do 12.º D e represento o Clube de Jovens Repórteres. Hoje, tenho comigo a atual Presidente da Associação de Estudantes do nosso Agrupamento, Mariana Martins, do 12.º A. Na assunção deste novo papel, na sua vida, vamos conversar sobre o seu percurso, o que a motivou a...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL