• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Erasmus+ TTME – Time to Transform with Modern Education  Mobilidade à Sicília – Itália

    Erasmus+ TTME –...

    De 9 a 15 de novembro, um grupo de quatro alunos do 9.º ano e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram na primeira mobilidade do programa Erasmus+, TTME – Time to Transform with Modern Education, que decorreu em...
  • AESL assinala “Dia Mundial do Bullying”

    AESL assinala...

    O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, fruto da decisão dos alunos, n’ «O Parlamento na Serafim», que visa a comemoração, por ano letivo, de um dia temático significativo, sublinhou, no dia 20 de outubro, através de múltiplas atividades, em cada...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • «Luz: Fonte de Informação»

    «Luz: Fonte de...

    No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do Ensino Básico (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Alunos do 2.º A exploram o mundo dos bioplásticos no Clube Ciência Viva

    Alunos do 2.º A...

    Os alunos do 2.º A da Escola Básica do Parque participaram, em parceria com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, numa atividade prática de laboratório sobre bioplásticos. Durante a sessão, os alunos manipularam ingredientes naturais para criar...
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

A Terra, ao longo da sua órbita em torno do sol, passa por zonas onde existem pequenos fragmentos de asteroides ou cometas. Estes, ao entrarem em contacto com a nossa atmosfera, incendeiam-se, deixando um rasto de luz. É a este rasto que se chama “estrela cadente”. Ao longo dos tempos e em diferentes culturas, a estrela cadente foi adquirindo diferentes simbolismos, quase todos relacionados com a ideia de iluminação divina, de bons presságios, de renascimento ou de possibilidade de mudança. Observar uma estrela cadente nos céus tornou-se, então, um bom momento para formular um desejo, esperando que ele fosse realizado em breve.

Em abril de 1990, um grupo de professores da então Escola Secundária Nº 1 de S. João da Madeira lançou-se na aventura de publicar um jornal. Os jornais escolares, apesar de não serem uma novidade na prática das escolas, ganhavam, nessa altura, um particular incremento. Um jornal nacional, o Público, lançava um claro desafio às escolas: só se conseguem obter leitores de jornais, se as escolas os formarem. E foi na vaga dessa “febre informativa”, e formativa, que surgiu o jornal “Agora Nós”.

"Cresce, feijoeiro mágico!"

Depois de sairmos das obras da escola sede, atravessamos a rua para entrarmos na escolinha de Fundo de Vila. O ambiente ali é mais tranquilo. Não há gruas nem camiões, apenas uma betoneira aguarda que lhe deem que fazer. Hoje trabalha-se na parede sul, porque o dia está bonito e há que aproveitar. Com chuva não se consegue fazer este trabalho: colocar isolamento e rebocar as paredes exteriores. Alguns operários fazem ginástica sobre os andaimes, para conseguir colocar as telas no sítio certo. Este é um trabalho que tem de ser bem feito, caso contrário a água vai entrar no edifício. E quanto a água, já houve que chegasse…

Agosto, setembro, outubro. Acabaram as férias. Regressámos às nossas mascaradas aulas, com telhados novos e salas desempacotadas nos campos de vólei. Cá em cima, confinados no edifício principal, vamos observando movimentos do guindastre, rasgando o céu azul ou cinzento, e ouvindo ruídos de máquinas, rolando pelo pó ou pela lama, conforme a circunstância meteorológica.

No âmbito da iniciativa “Celebrar a Nossa História”, dinamizada pelo segundo ano consecutivo, e na senda do envolvimento dos nossos alunos e professores na comemoração do dia 11 de outubro, tão significativo para os munícipes de S. João da Madeira, o nosso Agrupamento abraçou, de novo, esta causa e brilhou, mais uma vez, nos palcos do Fórum Municipal e da Casa da Criatividade.

Com o átrio da Câmara cheio de gente socialmente distanciada, as comemorações do 11 de outubro iniciaram-se manhã cedo. Foi o princípio de um dia em que o nosso Agrupamento marcaria uma presença de forma bem vincada, porque em dose tripla. Sobre o tema genérico “Artes e ofícios”, recriamos História de três formas diferentes: representação de uma rábula sobre o mesmo tema; instalação de uma exposição na parte lateral do Fórum; à tarde, apresentação da peça “Ecos do passado”, pelo grupo de teatro “Serafins”.

Constrói-se História nas salas da Serafim
No dia 11 de outubro, feriado municipal de S. João da Madeira, porque é a data em que se celebra a criação do concelho, vão ser realizadas várias ações culturais em que participarão diversas turmas do nosso Agrupamento. As comemorações decorrerão sob o lema “Celebrar a nossa História” e evocarão circunstâncias e factos significativos da História deste concelho, fundado em 1926. Fomos ver como estão a trabalhar as nossas turmas.

Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

Os jornais e as televisões dão hoje grande destaque ao facto de EBS Dr. Serafim Leite surgir no topo do ranking das escolas públicas. Para uns, a Serafim Leite está em primeiro lugar, para outros, em segundo, dependendo dos critérios de análise. Em mensagem dirigida aos docentes da escola, a diretora Anabela Brandão não tem dúvidas em atribuir as “culpas” deste resultado:

A CULPA é de quem cuida, de quem não sossega enquanto não vir os alunos bem.
A CULPA é de quem dá de si todos os dias pelo bem da Educação no AESL.
A CULPA é de quem nunca desiste.
A CULPA é VOSSA.

Os Ranking´s são o que são. Há muitas variações dentro da comunicação social. A Educação é muito mais do que as notas dos exames, sabemos disso. Mas vamos usufruir desta sensação boa. É como um dia de sol após mau tempo. Usufruam, mesmo que depois venha mau tempo, hoje está Sol."


(Em “continuar” consulte as referências feitas ao nosso Agrupamento na imprensa e na televisão)

Depois das últimas notícias que vos demos, podemos apresentar hoje a nova Serafim Leite, em maquete, em projeto e em obra. Do fundo da terra vai crescendo o novo edifício. As velhas oficinas metamorfoseiam-se, por fora e por dentro. Pelo meio, há pessoas, há máquinas há ferro e betão. De tudo isto se fará a nova Serafim Leite. As fotos em “continuar”, dar-vos-ão testemunho dessas três fases.

 


A professora Anabela Brandão, diretora do AESL, desafiou professores e alunos a refletirem sobre o Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora. “Como não podemos ter Dias Abertos, sugiro que abram o dia 1 de junho à criança que têm dentro de vós. Sugiro também que deixem as nossas crianças e jovens, serem crianças!” De entre as respostas recebidas, nomeadamente das turmas 7º C da EBSSL e 1º B da EB do Parque e de alguns professores, aqui deixamos a respetiva transcrição.

 

Nesta sequência de textos - crónica da reconstrução em curso, comunicado da Câmara Municipal e testemunho da vereadora Irene Guimarães – procuramos proporcionar à comunidade educativa uma visão diversificada das obras no "antes" e no "durante". Este é um processo que começou por ser de “desconstrução”, mas, cujo objetivo final é o da almejada reconstrução de um bloco oficinal digno de todos os alunos e profissionais que ali desempenharão funções nos anos vindouros.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • A engrenagem do nada

    A engrenagem do nada

    O que é o nada?Será uma pessoa?Um objeto?Uma palavra?Um ser vivo qualquer?É possível imaginar o nada?Eu consigo! Eis o que vi ao ver… nada.

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL