• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

No dia 2 de dezembro, a escola comemorou o “Dia Mundial da Luta Contra a Sida”. Neste âmbito, a Equipa do Projeto Educação para a Saúde desenvolveu um conjunto de atividades que contou com a colaboração e participação ativa de toda a comunidade escolar.

 As docentes de Matemática a lecionar o Ensino Básico, com o objetivo de motivar os seus alunos para o estudo da disciplina, propuseram a construção de uma estrela de Natal que devia ser acompanhada da biografia de um matemático e de um relatório onde constasse, de forma clara e precisa, a técnica e materiais utilizados, a aplicação/utilização da Matemática, a bibliografia e/ou netgrafia consultada, bem como, as dificuldades vivenciadas, pelo aluno, na sua realização devendo, ainda, incluir o cálculo da área e do perímetro de alguns elementos da sua estrela.

Hoje houve debate no Auditório da Serafim Leite. Talvez não tenha sido a primeira vez que se realizou um debate naquele espaço, mas este teve uma novidade. E a novidade deste debate foram os alunos. Tantas vezes dizemos que a Escola é para eles, que outras tantas nos esquecemos disso. Mas, desta vez, foram os alunos que promoveram, organizaram e debateram.

"Por bioética entenda-se, em primeiro lugar, todo um conjunto de problemas éticos, morais e jurídicos suscitados na consciência contemporânea, desde há um quarto de século, por cientistas, médicos, biólogos, etc., em consequência de uma cada vez maior penetração da tecnociência (médica e biológica) nos ecossistemas, na vida social e concreta dos homens e, nomeadamente, na relação médico-paciente.

No dia 23 de Novembro, as turmas do 10º ano de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10ºD) e de Técnico de Informática de Gestão (10ºE), fizeram uma visita de estudo à Universidade de Aveiro (UA).

Curiosa coincidência!

Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.

Parabéns ao “Agora Nós”, por ter criado um espaço para a Opinião.
Ter opinião na “gaveta”, não é ter opinião — é ter medo de ter opinião.
“Moderar” as opiniões é construir a Opinião; “censurar” é construir o “medo”...
A equipa do “Agora Nós”, à qual pertenço, quer construir Opinião.

1. A filosofia é difícil.

É falso que se fale da filosofia como uma disciplina difícil. Ela é tão difícil quanto outra disciplina qualquer. Há, certamente, disciplinas mais difíceis e outras mais fáceis. A dificuldade não ocupa um lugar de destaque mais na filosofia do que na física, biologia ou na matemática.

Um grupo de alunos do do 12ºH realizou uma curta-metragem, sobre tráfico de órgãos a estudantes utilizadores das redes sociais. Esse trabalho foi publicado no Facebook, através dos seus perfis. Posteriormente, criaram uma página de divulgação na rede citada, onde vão convidar todos os alunos da Serafim Leite. Aceda aqui

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL