• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Alunos da Serafim Leite mantêm forte tradição solidária

    Alunos da...

    A campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, realizada nos passados dias 29 e 30 de novembro, voltou a contar com uma forte mobilização de estudantes do AESL. Assim, mais de 60 alunos participaram como voluntários, na recolha...
  • Erasmus+ TTME – Time to Transform with Modern Education  Mobilidade à Sicília – Itália

    Erasmus+ TTME –...

    De 9 a 15 de novembro, um grupo de quatro alunos do 9.º ano e duas professoras do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram na primeira mobilidade do programa Erasmus+, TTME – Time to Transform with Modern Education, que decorreu em...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • «Luz: Fonte de Informação»

    «Luz: Fonte de...

    No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do Ensino Básico (8.º e 9.º anos) tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Atividade “100% Resíduos” na nossa escola!

    Atividade “100%...

    Os alunos da Escola Básica do Parque participaram na atividade “100% Resíduos”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, em parceria com a Mestre em Engenharia do Ambiente, Mónica Gaspar.
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Celebração do Dia Mundial da Filosofia – Pensar é o maior ato de Liberdade

    Celebração do...

    No passado dia 20 de novembro, a nossa escola celebrou o Dia Mundial da Filosofia, dinamizando uma exposição criativa e promovendo a circulação dos alunos...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Hoje fomos de autocarro visitar as instalações do posto da PSP de S. João da Madeira. Ficamos a conhecer os sinais de trânsito e andamos em carrinhos de pedais.
No final, fomos premiados com uma “Carta de condução sem carro” e um delicioso chupa.
Divertimo-nos imenso e aprendemos coisas novas!

Texto elaborado pelos alunos do 1ºano da EB do Parque.

(Fotos em "continuar)

À espera do S. JOÃO chegar

As sardinhas já colocamos a assar

Com muita emoção e cantorias

Vai-te embora ó Pandemia

Que nos rouba a alegria

Para podermos FESTEJAR.

Feliz noite de S. João! Estes são os votos dos alunos do 1ºA e 1ºB da EB do Parque.

As professoras Marisela Oliveira e Ana Vasconcelos.

(Fotos em "Continuar)

Hoje todos os alunos dos 1ºanos da EB do Parque fizeram um MEMBRANOFONE – um instrumento musical que produz um som parecido com um saxofone. Ficou um espetáculo e foi muito divertido!
Quando tocamos um instrumento, falamos ou assobiamos estamos a criar um som!
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover.
Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

Língua Postal

No âmbito do desafio lançado às escolas pelo Plano Nacional das Artes, para promoverem um intercâmbio de cartões-postais construídos com base na exploração gráfica da Língua Portuguesa, para assinalar o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", como foi proclamado pela Unesco em 2019, as turmas de Artes do 10º e 11º ano desenvolveram os trabalhos que são apresentados no ebook que aqui se disponibiliza. Apreciem!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

No âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular, cujo tema é o "Ar", a turma B do 8.º ano escolheu, como subtema, "os papagaios de papel". As disciplinas envolvidas no projeto foram: Cidadania, História, Educação Visual, Físico-química, Inglês, Matemática, Português e Educação Especial. Primeiramente, em Cidadania e Desenvolvimento e em Educação Visual, surgiu a ideia dos papagaios de papel.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Entrevista à atual Presidente da Associação de Estudantes

    Entrevista à atual Presidente da...

    Eu sou a Catarina Cruz, do 12.º D e represento o Clube de Jovens Repórteres. Hoje, tenho comigo a atual Presidente da Associação de Estudantes do nosso Agrupamento, Mariana Martins, do 12.º A. Na assunção deste novo papel, na sua vida, vamos conversar sobre o seu percurso, o que a motivou a...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL