• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

O dia 24 de janeiro, momento consagrado ao Dia Internacional da Educação, teve, neste ano letivo, um sabor bem especial, contando com a intervenção dos jovens deputados da Serafim Leite e das turmas dos 12.º A e B, que receberam, de braços abertos, os pequenos grandes mestres do saber do Agrupamento: as crianças do 4.º ano, das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque.

Assim, a partir de uma das medidas aprovadas na última assembleia d’ «O Parlamento na Serafim» e na senda do Dia Temático do Agrupamento, «Serafim Leite rumo à era digital», os alunos do 1.º ciclo assistiram ao filme «Wall-E», que reenvia não só para o mundo das novas tecnologias, mas também para a preservação ecológica do nosso planeta, no sentido em que se trata de um robô, criado no ano de 2100, com a missão de limpar a Terra coberta por lixo. Para além deste momento cinematográfico, os alunos regozijaram-se, ainda, com uma representação sob a forma de um teatro de fantoches, «Uma Aventura Moderna no Reino da Bicharada» e foram, ainda, protagonistas de um momento de expressão artística, o «Pint’Artes», com motivos alusivos às tecnologias que fazem, cada vez mais, parte da sua vida.

No dia 15 de fevereiro, fomos fazer uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda e ao Pavilhão da Água, ambos no Porto.

Pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Museu Papel Moeda, que oferece uma visão detalhada da história e da importância do dinheiro, ao longo dos séculos. Além das notas e moedas, o museu permitiu, também, uma exposição de miniaturas de veículos, a qual representou uma mais-valia à experiência.

Durante a visita, os alunos puderam aprender sobre diversos tópicos relacionados com a literacia financeira, incluindo a origem do dinheiro e as diferentes características de segurança incorporadas nas notas modernas.

No transato dia 21 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no atual mandato, ao tema: «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

A sessão abriu com o testemunho dos agrupamentos escolares sanjoanenses que, através de uma representação cultural, deram a conhecer conteúdos tão enriquecedores de diferentes comunidades espalhadas pelo mundo. No caso da Serafim Leite, o aluno Mohammad Yusuf, do 11.º F, acompanhado pelos discentes Jéssica Ferreira (10.º D) e Rúben Marques (11.º C), revelou mistérios do seu país natal, o Afeganistão e, em particular, de Cabul, a capital e o local que o viu nasceu, assim como, em forma de homenagem ao seu pai, o grande herói que abriu caminho para uma nova vida em Portugal, por razões contrárias ao regime afegão, mostrou o grande talento de seu pai, um grande músico que continua a demonstrar o seu talento em terras lusitanas. Foi um momento de muito orgulho e que nos permitiu viajar no tempo e no espaço. Agradecemos ao Yusuf pelo seu testemunho e congratulamo-lo pela sua coragem.

Os alunos do 8.º ano do AESL participaram no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto. Assim, no dia 6 de fevereiro, decorreram sessões de capacitação, nas quais os alunos adquiriram vastos conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola sede.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais, em articulação com o Eco_Escolas, está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

A disciplina de EMRC, em colaboração com o projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos", participou no "Encontro Nacional das Escolas Amigas dos Direitos Humanos", o qual decorreu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, no Fundão.

Assim, o docente de EMRC e quatro alunos representantes do nosso Agrupamento viveram três dias de partilha e formação, aprofundando a importância dos Direitos Humanos na vida e a forma de os implementar na Escola.

A semente do jornalismo no AESL

Após mais um ano de conquistas no programa nacional dinamizado pela Assembleia da República, o «Parlamento dos Jovens», foi com um imensurável orgulho que o Agrupamento tomou conhecimento de mais um prémio alcançado, no âmbito desta iniciativa. Com efeito, o aluno Cláudio Filipe Silva, atualmente a frequentar o 12.º B, no AESL, foi um dos alunos premiados, no Ensino Secundário, com a obtenção do 2.º lugar nacional, na categoria escrita -

https://jovens.parlamento.pt/Documents/Premio_Reportagem_2023/REPORTAGENS%20SECUNDARIO/Categoria_escrita_SEC/AVEIRO_AE_Dr._Serafim_Leite_Caudio_Silva_SEC.pdf, a partir da criação de uma fantástica reportagem, destinada à Democracia, subjacente a todo um ano de trabalho em torno da temática «Saúde Mental».

Era uma vez um Agrupamento que sonhou com uma Assembleia…

Era uma vez «a gente» que construiu essa Assembleia…

Era uma vez uma Assembleia Geral de Alunos, a nossa AGA!

Agora, é verdade que o sonho se tornou realidade, sendo possível, através de sessões ordinárias ou extraordinárias fazer com que os quatro representantes de cada turma do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim, dos 3.º aos 12.º anos de escolaridade, abrangendo todos os ciclos de estudo, do ensino diurno, ergam a sua voz, revelem as suas opiniões e, sobretudo, procurem, de forma consciente e responsável, melhorar o seu Agrupamento, em termos físicos e humanos, rumo a um processo de aprendizagem ainda mais enriquecedor.

Sou mentor(a)! E agora?!

Os professores coordenadores dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando e Rui Gomes, dinamizaram, no dia 18 de dezembro, a segunda formação para os mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano), via «online».

Desta feita, a referida formação debruçou-se, desta vez, sobre um conjunto pertinente de dicas para uma melhor gestão e aplicação da função dos mentores, de forma a que a assumam com mais segurança, confiança e com um leque mais vasto de estratégias, facilitando, assim, a vida académica e social, sobretudo, dos seus mentorandos.

No dia 21 de dezembro de 2023, o nosso Agrupamento recebeu, pela 2.ª vez consecutiva, neste ano letivo, o grupo teatral «Sem Terra» que, desta vez, nos presenteou com uma representação ao encontro de duas obras do 10.º («Os Lusíadas») e do 12.º anos («Mensagem»), «Navegar este Mar e Outro».

Vejamos o testemunhos dos alunos dos 12.º A e B:

«Todas nós acompanhámos esta companhia de teatro, desde o início do Ensino Secundário, e achamos que consegue dinamizar, de uma maneira engraçada e educativa, as obras lecionadas, tornando-as mais apelativas e cativantes. É uma ótima forma de compreendermos melhor as obras e olharmos para elas de uma perspetiva diferente.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL